Cultura

'A última Bahia': Leonardo Villa-Forte lança livro em Salvador

Imagem 'A última Bahia': Leonardo Villa-Forte lança livro em Salvador
Livro será lançado sexta na Chapelaria do Lálá, na Rua da Paciência, Rio Vermelho  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 31/07/2014, às 15h19   Redação Bocão News (Twitter:@bocoanews)


FacebookTwitterWhatsApp

O escritor e artista visual carioca Leonardo Villa-Forte está em Salvador dando oficinas com Laura Castro e Clara Domingas no programa Escritas em Trânsito, dentro da programação da 3ª Bienal da Bahia, e estará lançando seus dois últimos livros na Chapelaria do recém-reaberto Lálá, na Rua da Paciência, 329, Rio Vermelho, na sexta-feira (1º) a partir de 20h.

"O explicador" traz 14 contos que partem da vida comum e se adensam até provocarem um pensamento forte e ao mesmo tempo bem-humorado, bastante elogiado pelo premiado escritor português Gonçalo M. Tavares na contracapa do livro. "A última Bahia" é um livro de arte e uma docuficção que conta a história da viagem de um casal do Rio de Janeiro à Bahia por meio de recibos e notas fiscais que eles vão colhendo pela estrada.

O Lálá está todo reformado, com decoração nova, recebendo também o coletivo NozMoscada na noite de sexta, entre outras atrações. Quem puder divulgar, enviar para amigos, chamar amigos, espalhar, vai aqui o agradecimento.



A ÚLTIMA BAHIA

"A última Bahia" é um livro de 40 páginas que conta a história da viagem de um casal do Rio de Janeiro até a Bahia na passagem do ano de 2012 para 2013, por meio dos recibos e notas fiscais que eles colhem pelo caminho (pedágios, hotéis, pousadas, supermercados, restaurantes, bares, livrarias, passeios, etc). O casal passa por uma crise e convive com problemas financeiros, portanto a viagem é uma tentativa de resgate do relacionamento. A alta de custo de vida no Rio de Janeiro entra como um complicador para os planos de um dia morarem juntos. Os recibos vão mostrando o trajeto deles, o que compram, onde dormem, o que comem, o que fazem... e como essa história vai terminar.
(obra exposta no Festival de Inverno do SESC em 2013 e que estará à venda pela primeira vez nessa noite)


O EXPLICADOR

Neste livro de estreia de Leonardo Villa-Forte, os contos tratam de personagens irresolutos, confusos ou intempestivos, que têm dificuldades com o que sentem serem estruturas rígidas, sejam empregos fixos em lugares onde não se adaptam ou relacionamentos que não andam bem, e que acabam tentando soluções esdrúxulas. Outro tema é a variedade de interpretações que as pessoas podem dar a cada coisa, resultando numa confusão de linguagens: você fala algo, eu entendo outra, retruco, você ouve o que quer, e assim não paramos de nos desentender.
Para o escritor português Gonçalo M. Tavares, Leonardo Villa-Forte "é um belíssimo escritor" e os contos do livro trazem uma “linguagem seca, direta ao assunto, sem belezas laterais e inúteis”. Já para o escritor gaúcho Paulo Scott, o livro reúne 14 contos desenvolvidos com maestria, e como ele diz, “ um dos grandes méritos desse jovem autor está na inteligência de arquitetar e mover suas histórias sem descuidar da tensão psicológica dos tempos e dos personagens, de um modo que prende a leitura (nunca a sobrecarregando com o que de fato tem a dizer, e sim fazendo com que isto se realize no limiar e subliminar narrativo)”.
Leia um trecho do conto "Peça publicitária" na Revista Pessoa, aqui:http://www.revistapessoa.com/2014/07/o-explicador/
Leia o conto "Necessita-se de profissional do medo", na RevistaVacatussa, aqui: https://docs.google.com/file/d/0BxfK9bFLmyvrSzNNYXZLSkNLM0k/edit

Site do escritor e artista: www.leonardovillaforte.com
Sites específicos de alguns projetos: www.paginario.com.br
www.mixlit.wordpress.com
O explicador no site da editora Oito e meio:
http://www.oitoemeio.com.br/livros/o-explicador/

O evento contará ainda com uma mostra da arte visual do trabalho MixLit - O DJ da Literatura, de Leonardo, e que pode ser melhor conhecido aqui:www.mixlit.wordpress.com

> O Lálá fica na Rua da Paciência, 329, Rio Vermelho. Entrada: grátis até 19h, para quem quiser chegar antes do lançamento (que começa 20h); R$10,00 a partir de 19h.
A noite conta com o coletivo NozMoscada, o bar de vinhos Cave Jean, DJ's e uma vista incrível da Praia da Paciência.

SOBRE O AUTOR

Leonardo Villa-Forte foi premiado no Prêmio Off-FLIP de contos e seus trabalhos estão publicados em antologias, jornais e revistas no Brasil, como Folha de São Paulo, O Globo e Revista Pessoa; traduzidos para revistas da Inglaterra, como Litro Magazine e Modern Poetry in Translation; e presentes em sites como do Itaú Cultural e da editora inglesa And other stories. Leonardo é autor da intervenção urbana Paginário e do projeto de literatura e arte visual MixLit - O DJ da Literatura. Graduado em psicologia, estudou filologia na Espanha e atualmente cursa mestrado em literatura, cultura e contemporaneidade. Traduziu autores como Neil Gaiman e Austin Kleon, e descobriu e coeditou o romance perdido de Arnaldo Baptista, ex-Mutantes.

Mais sobre o trabalho de Leonardo Villa-Forte: www.leonardovillaforte.com

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp