Cultura

Pelourinho: grupo de trabalho vai propor soluções para problemas sociais

Publicado em 22/09/2015, às 17h47   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) vai estudar e sugerir soluções para os problemas sociais do Pelourinho.

De acordo com o secretário Nelson Pelegrino, participam do projeto as polícias Civil e Militar, Secretaria da Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, Prefeitura de Salvador e empresários da região. O objetivo é melhorar a segurança e o acesso de baianos e turistas ao Centro Histórico.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira (22), durante reunião de Pelegrino com representantes dos órgãos, além de funcionários da Secretaria de Cultura, Conder, Singtur (Sindicato dos Guias de Turismo), dentre outros.

O encontro faz parte da nova estratégia de governança do Pelourinho, com a transferência do gabinete da Setur para o Centro Histórico, uma vez por mês.

“Fizemos grandes plenários durante quatro meses para conhecer os principais anseios da comunidade. Agora, mudamos a dinâmica para dar um encaminhamento mais efetivo às questões apontadas, com reuniões setoriais. Esse grupo de trabalho servirá para isso”, explicou Pelegrino.

Terça da Bênção

Uma das ações planejadas, em parceria com o Olodum e com o empresário Clarindo Silva, do restaurante e espaço cultural Cantina da Lua, é o retorno da Terça da Bênção, com maior movimentação de baianos e turistas no Pelourinho nas noites de terça-feira, até o final do ano.

Questões de segurança, a exemplo da possibilidade de integração das câmeras instaladas nos empreendimentos do Pelourinho ao sistema de monitoramento da Secretaria da Segurança Pública, a reintegração de posse dos estacionamentos, e o levantamento da ocupação irregular de imóveis também foram foco de discussão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp