Cultura

Morre Carlos Moraes, um dos fundadores do Balé TCA

Publicado em 03/07/2015, às 19h35   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Morreu nesta sexta-feira, 3, aos 79 anos, o professor e coreógrafo gaúcho Carlos Moraes. Considerado fundamental para a consolidação da dança profissional na Bahia (para onde se mudou em 1971), ele foi um dos fundadores do Balé Teatro Castro Alves (BTCA). O velório foi marcado para esta sexta, no Palácio da Aclamação, em Salvador. A causa da morte não foi divulgada, mas a saúde de Moraes já andava debilitada há muitos meses - razão que o impediu de receber pessoalmente, em abril deste ano, a Comenda 2 de Julho, maior condecoração do Estado
Como bailarino e coreógrafo, Moraes passou por companhias de renome no Brasil e no exterior, como o Balé da Cidade de São Paulo e o Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Trabalhou, ainda, como coreógrafo da TV Excelsior (1963), Globo (1965) e Tupi (1970); do grupo Vivabahia (1971) e do Ballet Cisne Negro (1986). Em 1998, o artista recebeu a medalha de Honra ao Mérito do governo do estado, por serviços prestados à dança na Bahia. 
"Em mais de meio século de dança, Moraes associou o ensino da dança clássica e a concepção da dança cênica com o campo sociocultural. O artista trabalhou com balé clássico, dança moderna, dança afro e manifestações do folclore, como a capoeira. Seus espetáculo eram concebidos a partir de uma matriz miscigenada", destacou a nota de pesar divulgada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp