Cultura

Dia da África será tema de cursos e palestras em bibliotecas na Bahia

Publicado em 25/05/2015, às 17h37   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nessa segunda-feira (25) é comemorado o Dia da África, que na Bahia vai ser marcado com a realização de cursos e palestras, em alguns espaços que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
Às 17h, acontece aula temática do ‘Curso Conversando com Sua História’, ministrada pelo professor de História e Filosofia, Antônio Cosme Lima da Silva, no Centro de Memória da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, que funciona na Biblioteca Pública do Estado, no bairro dos Barris, em Salvador. A entrada é gratuita.
O professor vai abordar o tema ‘A história da África e as africanidades nas escolas: problemas metodológicos e curriculares para o ensino-aprendizagem uma década após a Lei 10.639/03’. Um dos tópicos do debate é o cumprimento da lei, em vigor há 12 anos, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.
Mais cedo, às 14h, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul, o historiador Alex França realizou minicurso sobre ‘A literatura negro-brasileira contemporânea: ditos e não ditos’, propondo divulgar e discutir textos que constituem a chamada literatura negro-brasileira contemporânea e sua relação com fenômenos culturais que priorizam a problemática étnico-racial.
As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon, que é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, uma no município de Itaparica, Biblioteca Virtual 2 de Julho, especializada na história da Bahia, além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Também faz consultoria para as bibliotecas municipais e comunitárias, além de capacitação para os funcionários dessas unidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp