Cultura

Em homenagem ao trabalhador, Centro Cultural da Câmara apresenta curta temático

Publicado em 22/05/2015, às 15h37   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com o tema “A Cidade e a Cor do Trabalho - passado e presente do empreendedorismo negro na Bahia”, o Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador promove, no dia 27 de maio, às 15 horas, o Projeto Curta Cinema em homenagem aos trabalhadores brasileiros. Será exibido o documentário "A Cor do Trabalho", do cineasta baiano Antonio Olavo, e a reportagem “A Cidade do Trabalho”, do pesquisador e produtor cultural Orlando Valle. No final do evento haverá apresentação do Quinteto de Metais da UFBA.

O filme, segundo o autor, conta a história de 32 pessoas negras que tiveram sucesso em seus empreendimentos e carreiras profissionais e que deixam um legado de exemplo pela determinação para modificar as condições de vida de muitos baianos, criando uma identidade de resistência dentro do modelo racista imposto pela sociedade, e que, ainda hoje, apesar de todos esses esforços, permanecem ocultos da maioria da população brasileira.

Condomínio

Já a reportagem aborda a história da primeira e mais moderna vila operária do Brasil, construída pela Companhia Empório Industrial do Norte, do industrial negro Luiz Tarquínio, em 1892, no bairro da Boa Viagem, para abrigar os trabalhadores da fábrica de tecidos.

Pioneira nos direitos trabalhistas no país, a Empório inovou na relação com o operariado, criando dentro deste o primeiro condomínio do país, com instalações residenciais modernas para a época e dotadas de energia elétrica e água encanada, creche gratuita, armazém, coretos, jardins, posto policial e eventos culturais. Tinha, ainda, uma escola de ponta, gratuita, para os filhos dos operários, com aulas de inglês, dança, teatro, desenho, canto, instrumentos musicais, aulas de educação física e um museu de história natural.

As duas exibições mostram aos jovens que a realidade do trabalhador negro e brasileiro também pode ser modificada através da crença em si mesmo, da determinação e das diversas estratégias possíveis para se alcançar um futuro diferente para o país, sendo a educação a mais eficaz de todas.

No bate-papo após as apresentações, haverá também a contribuição de convidados que participaram do documentário e de alunos e professores do Colégio Estadual Luiz Tarquínio.

Quinteto de Metais

Ainda dia 27, às 17h30, haverá a apresentação do Quinteto de Metais da Universidade Federal da Bahia, marcando uma nova fase da parceria entre o Centro Cultural da Câmara e a Escola de Música da UFBA, através do projeto Violões da UFBA, formado por professores e alunos e coordenado pelos professores Ricardo Camponogara de Mello e Robson Barreto.

O projeto de extensão tem como ideia principal abrir espaço para apresentações dos alunos da extensão, graduação e pós-graduação da Escola de Música, como solistas ou em formações camerísticas variadas. Destaca-se pela excelência dos seu integrantes e pela escolha do repertório cujas características são o alto nível técnico - interpretativo e a importância das obras e compositores.

O Quinteto de Metais é formado pelos professores doutores Heinz (trompete), Jonatan Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Benedito (trompa) e o mestre Renato Pinto (tuba). O grupo tem realizado importantes concertos nas diversas regiões do Brasil, onde também se dedica a ministrar master class de performance, buscando compartilhar conhecimentos e experiências de anos de ensino acadêmico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp