Cultura

Ação popular pede suspensão das atividades do SAC no Centro de Cultura em Jequié

Publicado em 31/03/2015, às 09h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Movimentos culturais tentam por fim nas atividades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) instalado no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, situado na Praça Duque de Caxias, na cidade de Jequié, no centro sul da Bahia. A transferência do serviço para o Centro de Cultura foi determinada pelo secretário da Administração, Edelvino Góes, que tomou a decisão após incêndio nas antigas instalações do SAC. 
Assim que soube da transferência do SAC, a Associação Plenacultural, integrado por várias artistas locais, “julgou totalmente equivocada a decisão do Governo do Estado da Bahia em ocupar ambientes estratégicos de um espaço público destinado a arte e a cultura regional para abrigar o serviço em questão, ainda que este também seja relevante para a população”.
Na época, a Plenacultural ressaltou no documento entregue ao governo da Bahia que a atual gestão estaria regredindo em sua política de desenvolvimento cultural implantada a partir de 2007 (no governo de Jaques Wagner) uma vez que impediu – ainda que provisoriamente – a realização de exposições de artes visuais assim como cursos de formação e qualificação artísticas que, periodicamente, são realizados nestes espaços. 
Apesar do apelo, o SAC foi instalado no Centro de Cultura. Agora, uma ação popular, que tramita na 2ª Vara Cível da Comarca de Jequié, por ato lesivo ao patrimônio cultural, cujos acusados são os secretários da Administração e de Cultura do Estado da Bahia, Edelvino da Silva Góes Filho e Jorge Portugal, respectivamente.
De acordo com o autor da ação, o cineasta Dado Galvão, um dia depois do incêndio, no dia 4 de fevereiro deste ano, o secretário Edelvino Góes esteve na cidade e decidiu instalar o SAC no Centro de Cultura. Em conversa com o Bocão News, Galvão ressaltou que o secretário ignorou os apelos de artistas locais e o parecer contrário do Conselho Municipal de Cultura de Jequié, que organizou abaixo-assinado e divulgou carta aberta, contra o ato. Apesar da solicitação, o SAC iniciou atendimento no Centro de Cultura no dia 24 do último mês e segue até os dias de hoje.
A reportagem tentou entrar em contato com  a assessoria da Secretaria de Administração (Saeb), mas as ligações não foram atendidas. No entanto, segundo informações publicadas no site da pasta, a unidade será transferida em até 60 dias para o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), localizado na Rua Augusto Marques, 1629, no bairro do Jequiezinho. A Saeb ressalta que o novo espaço no NTE, que está desocupado, precisará de poucas intervenções até o início do atendimento.

Publicada no dia 30 de março de 2015, às 12h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp