Copa do Mundo

Acarajé pode ficar de fora da Copa 2014

Imagem Acarajé pode ficar de fora da Copa 2014
Fifa proibe venda de ambulantes a 2 km de distância das praças de jogos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/10/2012, às 09h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Parece que o patrimônio imaterial dos baianos, o acarajé, ficará de fora da Copa 2014. Isso porque a venda do   bolinho é considerada como comércio ambulante, o que deve ser evitado, seguindo as regras da Fifa.

O afastamento do comércio ambulante deve ser em um perímetro de até 2 km das praças dos jogos e não poderá concorrer com os hamburgueres da McDonald’s, patrocinadora oficial da Fifa. Em entrevista ao jornal A Tarde, a presidente da Associação das Baianas de Acarajé e Vendedoras de Mingau (Abam), Rita Maria Ventura, disse que até agora ninguém estabeleceu regras para esse caso. “Ninguém me chamou para conversar sobre a situação das baianas”, reclamou.

Ainda de acordo com a presidente da associação, a proibição é absurda. “Eram oito baianas lá dentro que tiveram que sair devido à obra. Agora que está tudo novo, vão retirar as baianas? Todas tinham carteira”, contou Rita, que mencionou a possibilidade de os acarajés serem levados fritos para o estádio, como já acontece no Barradão. “Alegam que há riscos para os torcedores. Se for assim, era proibido venda de acarajé no carnaval. Nunca soube de ninguém queimado nessas festas”, diz. Vale lembrar, que no estádio de Pituaçu, a venda também é permitida.

A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), diz que não há certeza sobre onde as baianas ficarão durantes os jogos. “Mas elas serão contempladas”, garantiu a chefe de gabinete Liliam Pitanga.


Foto: Midia Reconcavo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp