Cidades

Moradores do Alto do Itaigara denunciam assaltos e cobram segurança no bairro

Publicado em 17/06/2017, às 14h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores do bairro do Alto do Itaigara, em Salvador, enviaram ao BNews denúncia sobre assaltos constantes que acontecem no bairro. Em reuniões com a Polícia Militar, os moradores propuseram o sistema de segurança com vigilância participativa e cobraram acompanhamento da polícia na região.

Um dos moradores informou que quatro condomínios se uniram para implantar sistemas de segurança com câmeras pelo bairro custeadas pelos próprios condôminos. "Esse sistema é composto de instalações de câmeras de alto padrão de imagem em HDMI, compondo com um sistema de rádio para comunicação das portarias quando for necessário verificar a presença de estranhos", disse Brito. Apesar disso, segundo os denunciantes, falta segurança no local.

Com relação à estrutura do bairro, os síndicos dos 29 condomínios cobram a construção de quebra-molas entre o Centro Empresarial Itaigara e Shopping Paseo para dificultar a fuga dos ladrões quando ocorrer algum assalto que envolva veículos.

A retirada da passarela que liga o shopping Paseo ao Parque da Cidade também foi um dos pedidos dos moradores, pois eles alegam que essa nova passagem facilitará a fuga dos ladrões que andam a pé. 
Em entrevista ao BNews, a delegada titular da 16ª Delegacia, da Pituba, Maria Selma Lima, afirmou que a 35ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que cobre a região, colocou uma viatura e a 16ª também possui duas viaturas veladas da Polícia Civil que circulam em todo o Itaigara e Caminho das Árvores. 
A delegada também garantiu que os assaltos têm diminuído depois dessas medidas, mas chama atenção para os moradores que ainda não denunciam casos. “Eles têm que vir registrar na delegacia, se não comparecem para registrar, não tem como a gente saber e nem investigar”, explica Maria Selma Lima. 
Questionada sobre os moradores instalarem câmeras de segurança no bairro, a delegada disse: eu acho ótimo. Quanto mais monitoramento, melhor. Até ajuda a gente, quando acontece alguma coisa, pois pedimos imagens.
A Transalvador orienta que solicitações de qualquer instrumento que seja da alçada do órgão, deve ser requisitada oficialmente. A superintendência ainda informou que vai checar se há alguma demanda para o bairro.

Publicada no dia 17 de junho de 2017, às 8h17

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp