Cidades

Prefeitura inaugura praça nos Barris no aniversário de Salvador

Publicado em 28/03/2017, às 19h33   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Espaços para futebol de gramado e de salão, vestiário, brinquedos para crianças e área de convivência são apenas alguns dos novos atrativos da Praça João Mangabeira, nos Barris, que será entregue novinha em folha pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira, dia do aniversário de Salvador. O espaço está em processo de requalificação através da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), com um investimento de R$ 700 mil. Essa praça integra um conjunto de mais de 200 espaços construídos, reconstruídos ou reformados pela administração municipal desde 2013, quando a cidade passou a assistir a um dos maiores avanços na requalificação do espaço urbano.
As crianças e adolescentes já usufruem do gramado para um “baba” ou até treino das escolinhas de futebol que funcionam no espaço. “Eu treino futebol há uns cinco anos e antes da reforma aqui não dava para treinar direito. O campo era cheio de buraco e quando chovia alagava”, relata o estudante e atleta de uma das escolinhas de futebol do local, Micael Oliveira Santana, 16 anos. Ele acrescenta que ficou satisfeito quando soube da requalificação da praça. “Fiquei alegre, agora vai dar para treinar e se esforçar mais, motiva muitos jovens. Eu quero ser jogador de futebol, e com esse campo aqui eu vou treinar bastante”, completa, eufórico com a conquista.
O presidente da Liga Desportiva do Vale dos Barris, Edilberto de Souza Freitas, 56 anos, conhecido como Lomanto, também destaca a importância de ter um espaço novo e totalmente requalificado, principalmente para as crianças e jovens, que passam a ter uma área digna para o lazer e práticas esportivas. “A Praça João Mangabeira é um sonho que está sendo realizado. Já temos outros grupos esportivos que querem voltar a atuar aqui e o nosso propósito é não deixar nenhum de fora. Queremos tirar as crianças do vício das drogas através do esporte”, observa Lomanto.
É só passar pelo local que já dá vontade de se aproximar. E não é para menos: com cara nova, a praça tem um charme especial, não apenas pelo perfil urbanístico, mas também pelas palmeiras-reais que completam o paisagismo do espaço, deixando mais verde o cenário. São oito palmeiras-reais transplantadas depois de serem retiradas de um trecho da Avenida Luiz Viana (Paralela) que passa por obras. As palmeiras medem cerca de cinco a oito metros de comprimento e seriam descartadas, caso não fosse realizado o transplante. Uma palmeira-real pode viver entre 50 a 100 anos, se for bem preservada.
Espaço infantil - Convidativo mesmo é o Mundo da Criança: um espaço foi pensado exclusivamente para elas, com o cuidado que merecem. O local conta com área infantil, com brinquedos exclusivos para crianças de zero a cinco anos; parque, para aquelas com mais de cinco anos e maior desenvoltura para outras aventuras, com gangorras, escorregadeiras, casas de Tarzan (personagem de desenho infantil conhecido por suas peripécias entre árvores), além de um gramadão para brincadeiras ao ar livre, como a energia da idade demanda. Todo o espaço é cercado por um guarda-corpo em eucalipto e tela para maior proteção das crianças.
A nova praça também promete atrair aqueles que gostam de esportes ao ar livre. O espaço agora terá área para esportes radicais, pista de skate, campo de futebol, quadra poliesportiva, complexo de academias de saúde e uma academia de musculação, para que ninguém tenha desculpas para o sedentarismo. E para quem gosta de atividades sossegadas, o local contará com jogos de mesa. Todos os espaços contarão com comunicação visual para identificação dos usos dos equipamentos, além de iluminação cênica e acessibilidade, com rampas e piso tátil implantados em toda a extensão da praça. Também foi implantada uma passarela sobre um canal que cruza o interior da praça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp