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BRT vai melhorar qualidade de vida de quem circula no centro nervoso da capital

Publicado em 27/03/2017, às 08h31   Redação Bocão News


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De segunda à sábado, pontualmente às 8h05, a babá Luciene Alves da Silva, de 36 anos, pega o ônibus da linha Vale das Pedrinhas/Lapa para seguir ao trabalho, no Cidade Jardim. Apesar da curta distância – algo em torno de 4 km, ela leva 20 minutos para chegar ao destino. Quando vai para a região do Iguatemi resolver algum assunto, o tempo gasto é de até 30 minutos. “Isso quando não tem congestionamento. Se tiver, chego no trabalho em meia hora e levo até uma hora para o Iguatemi”, conta.


Moradora do Vale das Pedrinhas há 10 anos, Luciene é casada, tem um filho de 18 anos, uma neta de seis meses e está grávida de quatro meses. O sexo do bebê ainda não foi revelado, mas a expectativa é por uma menina. Ela ficou muito feliz ao saber da implantação dos corredores exclusivos para o BRT (Bus Rapid Transit) pela Prefeitura, justamente no trecho que engloba os bairros onde mora e trabalha. De acordo com o projeto, por exemplo, haverá a Estação Pedrinhas, justamente onde mora a babá. O edital para contratatação d empresa que vai executar a primeira etapa da obra, entre o Parque da Cidade e o Iguatemi, já foi publicado pela Prefeitura, dentro da programação dos 468 anos de Salvador.  

Com o BRT, a intenção é de promover menor tempo de percurso e garantir mais rapidez e conforto aos usuários. Para o trecho Iguatemi-Lapa, por exemplo, a previsão é que o percurso dure apenas 16 minutos. A previsão é de que o trecho entre o Iguatemi e a Lapa seja feito em 16 min, com velocidade média de 34,5 km/h, o que representa redução de tempo de 37%. Da Pituba para o Iguatemi e vice-versa, a previsão de percurso é de 7 min, com velocidade de 37,4 km/h e redução de tempo de até 69%. Da Lapa para a Pituba, também devem ser gastos 16 min, com velocidade de 35,9 km/h e redução de tempo de 42%.

Para a estudante Tainá do Rosário, que utiliza a Estação da Lapa diariamente, o BRT representará qualidade de vida. “Devido ao alto fluxo de carros, uma via exclusiva para ônibus aqui em Salvador vai desafogar bastante o trânsito e vai deixar as coisas muito mais rápidas. A população reclama bastante de engarrafamentos e acho essa uma proposta bem bacana pra melhorar essa situação toda, principalmente para quem precisa chegar em casa. O cidadão terá mais tempo para fazer as ações particulares, como estudar ou praticar atividade física. É muito tempo que a população perde dentro dos ônibus e carros hoje. O BRT realmente é um presentaço para a cidade”, pontua.

A dona de casa Marleide Santos, moradora do bairro de Pernambués, tem opinião semelhante. “Achei ótima essa iniciativa. Com o BRT não vamos enfrentar engarrafamento, vai ser um transporte de primeiro mundo aqui. Se tivesse esse transporte hoje não pensaria dois tempos: pegaria o BRT e em questão de minutos chegaria em casa. Se dependesse de mim, já começaria a funcionar agora”.

Projeto – O projeto do BRT em Salvador liga os dois principais centros econômicos da cidade – o Centro Histórico e a região do Iguatemi – através das avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM e tendo como pontos extremos a entrada da Estação da Lapa até a Estação de Integração Iguatemi (metrô/BRT). Está prevista também a expansão do sistema, do Parque da Cidade à Pituba (orla).

As intervenções preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da Avenida Vasco da Gama, adaptando-a para uso do BRT. Nos demais trechos serão implantados novas vias exclusivas para o sistema. Além da implantação de corredores exclusivos, o projeto também engloba a realização de obras de macrodrenagem, urbanização, paisagismo e outras melhorias viárias, além de ciclovia.

O projeto prevê alcançar o atendimento de cerca de 31 mil passageiros por hora (na hora de pico) num horizonte até o ano de 2044. A medida vai beneficiar não só a população lindeira ao corredor, mas também aquela cujos destinos são as principais áreas da Pituba, Iguatemi, Avenida Tancredo Neves, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, Ondina e demais bairros da cidade.

Trechos - Para facilitar a captação de recursos federais, o projeto foi fracionado em dois trechos, além da expansão. O trecho um terá corredores exclusivos que vão ligar o Parque da Cidade à região da rodoviária, na estação do metrô que já está em construção pela CCR, fazendo a integração com os modais. O edital já está disponível na Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e a intervenção será coordenada pela Semob, com a execução a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A obra começa pela construção de um viaduto na região do Parque da Cidade.

Com extensão de 2,9km, as obras contemplam no total três viadutos – um no sentido Parque da Cidade/Lucaia, outro no sentido Parque da Cidade/Iguatemi e o terceiro no Iguatemi. Também serão construídos elevados paralelos no Cidadela e no Hiper para a implantação das estações em cada um desses locais. Os recursos são originados de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$408 milhões, sendo R$300 milhões do programa Pró-Transporte-FGTS e R$108 milhões do Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC).

Classificação Indicativa: Livre

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