Cidades

Falta de água na ilha de Itaparica ocorreu após quebra de adutoras, diz Embasa

Publicado em 19/01/2017, às 11h11   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada ao governo do estado, emitiu nota de esclarecimento depois que moradores de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, denunciaram a falta de água na região. O prefeito da cidade, Marcus Vinícius (PMDB), também elevou o tom e ameaçou não tratar com o governo sobre a ponte Salvador-Itaparica até que o problema fosse solucionado.

"A Embasa informa que as irregularidades na oferta de água para a ilha de Itaparica nos últimos dias foram decorrentes de quebramentos em trechos de adutoras do sistema, que ocasionaram interrupções no fornecimento para realização de serviços de manutenção emergencial. A ocorrência de falhas no fornecimento de energia elétrica para as instalações da Embasa, por parte da Coelba, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro, também afetou o abastecimento nos municípios de Vera Cruz e Itaparica", disse a empresa baiana.

A gestora de recursos hídricos também ressalta que, nesta época do ano, com a chegada da população visitante, composta por veranistas, "o consumo de água nestes municípios é triplicado e muitos imóveis não dispõem de reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para atender a esse aumento da demanda".

"A fim de garantir a continuidade do abastecimento, a Embasa realiza o monitoramento rotineiro das suas instalações e equipamentos eletromecânicos, os volumes ofertados, os níveis dos reservatórios e o abastecimento dos pontos críticos. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu cerca de R$ 8 milhões no sistema de Vera Cruz e Itaparica com serviços de substituição e duplicação de adutoras, extensões de rede e implantação do fusegate na barragem do Tapera, dispositivo que aumentou em 40% a capacidade de acumulação do manancial", informou a Embasa.  

Matérias relacionadas:

Você Repórter: há 7 dias sem água, moradores da Ilha denunciam descaso da Embasa
Prefeito de Vera Cruz endurece discurso contra governo do Estado
João Leão diz que solução para água em Vera Cruz está a caminho

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp