Cidades

Operação “Transporte com Respeito” recebe denúncia de passageiros em Lauro

Publicado em 07/12/2016, às 18h50   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O primeiro dia da operação conjunta “Transporte com Respeito”, que envolve a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) e o Movimento Municipal da Pessoa com Deficiência de Lauro de Freitas (MMPcDLF), além de abordar mais de 40 ônibus coletivos e micro-ônibus de cooperativas de transportes complementares, os técnicos da Settop e membros do MMPcDLF ouviram denúncias de  passageiros idosos e com deficiência.

Agentes de Trânsito e fiscais do Departamento de Transporte da Settop notificaram e recolheram ônibus com restrições na documentação, estado de conservação e segurança, além de transportes complementares da cooperativa Translauf, que tiveram motoristas ou cobradores denunciados por maus-tratos. Durante as abordagens, a superintendente de Trânsito da Settop, Káttya Baptista, prepostos da Settop e membros MMPcDLF orientaram passageiros sobre a forma que devem proceder em casos de sofrerem abusos algum tipo de violência por parte de motoristas ou cobradores, que vão desde o registro de boletim de ocorrência na delegacia referente ao local onde o fato ocorreu, até registro de queixa no Departamento de Transporte da Settop.

Kattya Baptista participou da blitz e avaliou a importância da operação. “Estamos nas ruas, saindo mais uma vez do gabinete para convidar a população para construir um sistema de transporte de passageiros seguro e digno, além de mostrar que existe uma gestão no município. O respeito é um elemento básico em qualquer setor da vida, principalmente os que mais precisam. Pessoas com deficiência, idosos e pessoas com mobilidade reduzidas devem ser respeitados”, afirma.

A ação também contou com membros do MMPcDLF e de associações de idosos e outras pessoas com necessidades. O coordenador da MMPcDLF, Vander Santos ressaltou que a importância da mudança de comportamento da sociedade sobre esse público. “Precisamos romper as barreiras do direito de ir e vir do cidadão, independente de sua dificuldade de locomoção. Em Lauro de Freitas, há muito que se mudar”, comenta.

Idosos e pessoas com deficiência fizeram graves denúncia contra operadores da cooperativa Translauf durante a blitz. A moradora da região do Jambeiro, na zona rural de Lauro de Freitas, Clemilda da Silva Dias, 41 anos, perdeu os movimentos das pernas por conta de um tumor, ela usa muleta e precisa de um acompanhante para ir às ruas. Segundo a mulher, apesar de portar carteira de passe para ela e o acompanhante, constantemente tem a viagem negada por um motorista da Translauf. “Fiquei horas no ponto tentando pegar esse ônibus e eles dizem que não posso ir porque já esgotaram as vagas para acessibilidade. Eu preciso andar com acompanhante, tenho passe e eles não deixam”, desabafa.

A moradora do conjunto Capiarara, Josenilda Cruz da Silva, 42 anos, tem uma deficiência na mão. Ela relata que também constantemente sofre maus tratos e é impedida de viajar. “Peguei um ônibus da Translauf e o motorista disse que não poderia me levar, mesmo eu com carteira de passe. Ele ainda falou que o ônibus não é da cooperativa e nem da prefeitura e me mandou descer mesmo eu mostrando o passe”, denuncia.

Os micro-ônibus onde ocorreram as denúncias foram notificados e recolhidos para o pátio do Departamento de Transporte da Settop. Na próxima semana acontece outra blitz em outro ponto da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp