Cidades

Novo PDDU pode acabar com área verde do Cajazeiras Golf & Country Club

Publicado em 26/05/2016, às 10h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Área do Cajazeira: campo de golfe de 18 buracos abandonado 
Uma mudança entre os mapas do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), em apreciação na Câmara de Vereadores de Salvador, e da minuta da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos), apresentada em audiência pública pela prefeitura, pode acabar com a área verde do antigo Cajazeiras Golf & Country Club, na localidade de Jardim Cajazeiras, bairro de Castelo Branco. Se aprovado, a minuta da Louos vai transformar o terreno em uma área com a segunda maior centralidade da capital baiana.
Durante audiências neste ano, a professora e urbanista, Glória Cecília Figueiredo, escreveu um parecer no qual aponta que haverá uma drástica redução da área de proteção e recuperação ambiental no PDDU. Ela destacou que pela nova proposta do plano, a cidade perde cerca de três mil hectares de área de preservação, o equivalente, segundo ela, a três mil campos de futebol. 
“Essa redução de área antes classificadas como macrozona de proteção ambiental é muito grave. De fato, trata-se da disponibilização de espaços sensíveis ambientalmente para urbanização mais permissiva. Há com isso um risco de maior degradação ambiental, já que os espaços de urbanização intensiva pressionavam a urbanização das áreas contíguas ou nos quais exercem influência direta”.
Ainda na oportunidade, a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scolfield, rebateu: “muito pelo contrário. Nós aumentamos a área verde, SAVAM [Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural]. Tenho toda a documentação que prova isso. Foi um erro de observação, de análise da professora”.
Por meio de nota enviada ao Bocão News, nesta quarta-feira (25), a assessoria da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) informa que são inverídicas as informações que dão conta de um possível esgotamento da área verde do antigo Cajazeiras Golf Club. 
A autarquia afirma que para contestar essa informação, é importante ressaltar que o clube não está inserido, legalmente, em área de preservação e sim em uma área antrópica, urbanizada e que se conecta com uma rede de centralidades e de potencial para o desenvolvimento econômico da cidade. 
Além disso, explica também que a área remanescente do Bioma Mata Atlântica localizada nessa região está devidamente protegida, e o mapeamento foi elaborado com base em estudo técnico elaborado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).
Ainda de acordo com a Sucom, a área do Cajazeiras Golf Club é classificada, desde o PDDU de 2008, como Subcentro Municipal de Pau da Lima. “Ou seja, já era uma “centralidade”. Não houve mudança expressiva em relação a esse aspecto comparativamente à legislação vigente. Inclusive, essa centralidade está prevista no projeto do Plano Diretor”, diz trecho da nota.
Por fim, a autarquia reitera também, que a área que compreende o Cajazeiras Golf Club é uma propriedade privada, e a Prefeitura teria que desapropriá-la a alto custo para a suposta implantação de um parque. “No mais, trata-se de uma área carente, que precisa de ações que gerem desenvolvimento, emprego e renda”, finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp