Cidades

Após mortes durante chuva no ano passado, Marotinho recebe simulado de evacuação

Publicado em 01/05/2016, às 08h43   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em abril do ano passado, na localidade do "Marotinho", no bairro de Bom Juá, em Salvador, deixou ao menos quatro mortos durante um deslizamento por causa das fortes chuvas que atingiram a capital naquela época.
Neste sábado (30), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou um simulado de evacuação na comunidade de Marotinho. Cerca de 165 pessoas participaram do evento que tem como objetivo preparar a população para uma situação de emergência relacionada a chuva como deslizamento e alagamentos.
“Essa iniciativa é mais uma ação da Nova Codesal. É a segunda comunidade que recebe o simulado este ano, mas pretendemos levar para outras áreas da cidade, assim conseguimos minimizar e até evitar os acidentes”, destaca o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho.
Durante ação a população deixou as residências e foram para a escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, lá eles foram recebidos por profissionais de serviço social que deram todo o apoio, simulando uma situação real.
“Nosso trabalho e para que cada vez mais a população fique sabedora do que fazer numa situação de emergência relacionada a chuva. A simulação é fundamental para que eles tomem as atitudes mais seguras mesmo antes da nossa chegada e da chegada do Corpo de Bombeiros”, destaca o coordenador de ações de contingência, Francisco Costa Júnior.
Na quadra da escola, pula-pula, futebol e monitores animavam as crianças. “É fundamental essa atividade. Dessa forma os pequenos são atendidos com atenção e segurança. Numa situação real não queremos que eles fiquem angustiados”, completa Silveira Filho. Conforme o diretor-geral, a atividade vai acontecer em outras áreas da cidade.
Além da Codesal, também participaram do evento, a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria Municipal de Promoção Social (Semps), Ouvidoria, Prefeitura-bairro e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Publicada no dia 30 de abril de 2016, às 17h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp