Cidades

Populares denunciam descaso com restos mortais em cemitério de Portão; vídeo

Publicado em 24/03/2016, às 16h56   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um vídeo que registra restos mortais em sacos plásticos a céu aberto no cemitério de Portão, em Lauro de Freitas, foi enviado ao Bocão News como forma de denunciar o descaso com os mortos do município. Em contato com o secretário municipal de Serviços Públicos, Giuseppe Bertolino Correia, nossa reportagem foi informada que as imagens retratam um procedimento considerado legal.

Segundo o titular da pasta, em se tratando de um cemitério público, existe um prazo de exumação após 3 anos de estadia no local. Ele explicou que depois desse prazo, mesmo sendo acordado com os familiares através de um termo de compromisso, os entes não voltam para reaver e dar fim aos restos mortais.  

"Ninguém compra jazigo, o espaço no cemitério público não é perpetuo. Eles não estão lá abandonados e está tudo documentado. Os sacos são identificados para depois serem enterrados em uma cova coletiva", explicou. De acordo com Giuseppe, a secretaria tenta contato com os familiares, mas a maioria não são encontrados.

Em tempo, ele aproveitou para criticar a postura dos autores das imagens ao rasgar um dos sacos. "Os sacos ainda estão lá, porque não é algo escondido, mas existe uma invasão muito grande", lamentou. Os corpos mostrados nas imagens seguem no local à disposição das famílias. Caso não haja a procura, o destino dos corpos será o enterro em cova coletiva.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp