Cidades

Mulheres rurais ganham assistência técnica do governo

Publicado em 16/03/2016, às 18h40   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Marilúcia Souza Silva, agricultora familiar, de 55 anos, é uma das contempladas com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Assim como outras mulheres da comunidade quilombola Largo da Vitória, no município de Riacho de Santana, a agricultora integra a cota de 50% do público beneficiado pelos serviços voltados, exclusivamente, para mulheres rurais.
Marilúcia afirma que, além de ajudar no empoderamento das mulheres, o programa promove a igualdade de gênero. “É uma grande oportunidade para as agricultoras familiares baianas terem mais autonomia”.
A valorização do sexo feminino é um dos diferenciais do novo modelo de ATER adotado pela Bahiater. A medida atende uma demanda dos movimentos sociais. De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahiater, Jason Júnior, a mulher embora tivesse uma ação importantíssima na produção, não era vista pelo extensionista.  
“Nada mais justo que a ATER pensar uma assistência técnica voltada para um público tão estratégico como a mulher, tanto pelo aspecto de inclusão produtiva como de organização social”. 
Neste novo modelo, a Bahiater garante a oferta de serviços de ATER de duas formas. A primeira, por meio dos seus técnicos extensionistas atuando diretamente junto a agricultores familiares, em articulação com outros órgãos públicos e entidades estaduais, municipais, estaduais e nacionais. A outra ocorre por meio da seleção e contratação de instituições prestadoras de serviços. Esta segunda estratégia vem sendo adotada com sucesso pelo governo federal que, inclusive, criou a Agência de Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).
De acordo com o coordenador técnico da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran), Dermeval de Oliveira, as mulheres estão à frente de 90% dos empreendimentos da agricultura familiar no Território do Velho Chico.  A instituição irá executar serviços de ATER para 720 famílias de agricultores familiares, em quatros municípios. 
“Vamos buscar fortalecer as organizações com acompanhamento técnico que certamente ajudará na apresentação e melhoria da qualidade do produto e na comercialização”. Segundo Dermeval, as atividades que vem sendo realizadas ajudam a construir a autonomia das agricultoras familiares. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp