Cidades

Moradores de condomínio em São Rafael pedem reintegração após invasão do MST

Publicado em 05/02/2016, às 12h01   Vinícius Ribeiro (Twitter: @vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

A invasão de um terreno no bairro de São Rafael, em Salvador, vem provocando protestos de moradores do condomínio Bosque Imperial. A insatisfação teve início na segunda-feira (1º), quando um grupo de aproximadamente 50 pessoas do Movimento Sem Terra (MST) chegou ao local para estabelecer morada após deixarem uma área na Estrada Velha do Aeroporto. Hoje, de acordo com os condôminos, cerca de 200 pessoas ocupam a área invadida.

Reivindicando a reintegração da área, os moradores vêm promovendo manifestações na Avenida São Rafael, responsáveis por congestinamentos na via. "Paramos ontem (4) e paramos hoje (5), e amanhã (sábado, 6) nós estamos programando parar a Avenida Paralela com pneus. Vamos fechar sentido Aeroporto para o Centro, para as pessoas que estão chegando para o carnaval ficarem ilhadas e o governo vê a situação", informou Marcos Araújo, que reside no Bosque Imperial há 20 anos e afirma que documentos comprovam que a área verde pertence ao condomínio. 

"Não é do Estado, não é da prefeitura, é do condomínio. Um dos integrantes confirmou que era uma ocupação e que não iam sair de forma nenhuma", disse o morador ao Bocão News.

Ainda segundo ele, assim que houve a invasão, foi pedido um Mandado de Segurança para retirar o grupo do local. Porém, segundo Marcos, a Justiça informou que não iria julgar o mérito por não se tratar de uma situação emergencial. "Claro que é uma emergência. Eles fizeram um acordo para saírem de uma fazenda na Estrada Velha do Aeroporto, foram despejados por determinação judicial e procuraram outra área", contou ao site.

Desocupação

Em nota, a Sucom informou que os integrantes do Movimento dos Sem Terra foram notificados no final desta manhã sobre a determinação de desocupação do terreno.  Leia a nota na íntegra:

"Em relação à denúncia de invasão de área pública no Condomínio Bosque Imperial, localizado na Rua Alto do Mandu, em São Marcos, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) informa que notificou o Movimento dos Sem Terra (MST) para desocupar a área em questão no prazo de dois dias, sob pena de outras medidas fiscais. O órgão também solicitou a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/BA) o apoio da Polícia Militar para intervenção no local".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp