Cidades

Transalvador segue com paralisação; Neto apresenta plano para suprir vagas

Publicado em 04/02/2016, às 15h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após dois dias de paralisação parcial das atividades, os servidores da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) decidiram pela deflagração de greve. Eles alegam que a prefeitura de Salvador está intransigente em não negociar o aumento dos valores da gratificação dos servidores para a Operação Carnaval.
"Há mais de um ano estamos tentando negociar o aumento do valor pago a título de gratificação devida aos servidores nas operações especiais, porém sem sucesso, e com prejuízo para toda categoria", informou Luiz Bahia, presidente da Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (ASTRAM).
Na manhã desta quinta-feira (4), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), garantiu que a paralisação não vai interferir no ordenamento e fiscalização da festa. Ele disse que a Prefeitura terá o efetivo necessário para dar andamento às operações de trânsito da cidade sem prejuízo à população, como aconteceu nesta quarta-feira (04) e também na festa do Rio Vermelho, no dia 2.
"A Prefeitura definiu desde o ano passado que havia um limite de gastos com operações especiais. Há uma crise econômica no país que precisa ser compreendida. Os agentes que atuam no Carnaval recebem uma remuneração extra, adicional ao salário, e nós limitamos esse valor ao mesmo do ano passado e o sindicato não está aceitando isso", destacou. 
ACM Neto aproveitou para fazer um apelo aos agentes que continuam paralisados para que retornem ao trabalho ainda hoje. "Os trabalhadores que retornarem ainda hoje serão inseridos na operação especial de Carnaval. Já os que não voltarem terão o ponto cortado e estarão fora da escala até a Quarta-feira de Cinzas. Até porque a Justiça já se posicionou e declarou a ilegalidade da greve", disse.
Para suprir a falta dos agentes que continuarem parados, a Prefeitura recorrerá ao apoio da Guarda Municipal, que já atuou reforçando as operações de trânsito no primeiro dia da festa. Além disso, caso necessário, serão deslocados até 100 agentes de transporte, ligados à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), para atuarem no trânsito. 
"Esses agentes são pessoas experientes e com legitimidade institucional para atuar no trânsito. Essa equipe vai se somar aos agentes e supervisores da Transalvador que não estão em greve e ao efetivo da Guarda Municipal. Portanto, asseguro que teremos o efetivo necessário para garantir tranquilidade em toda a cidade".
A direção do Sindicato alega que mesmo não sendo considerado serviço ou atividade essencial, com base na Lei de Greve, os servidores se comprometem a manter, durante o movimento, parte do efetivo que ficará a cargo de prestar atividades que forem indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade no período.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp