Cidades

Lavagem de Itapuã: ausência de trios elétricos transmite tranquilidade na festa

Publicado em 28/01/2016, às 20h08   Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Sem os trios elétricos e os blocos com cordas, quem animou a festa na Lavagem de Itapuã deste ano foram as charangas e carros de som. Diferente dos anos anteriores, em que a orla do bairro ficava lotada por uma multidão, que após o cortejo das baianas ia atrás dos trios animados por bandas de axé e pagode, em 2016, um dos eventos mais tradicionais de Salvador, foi classificado pela Polícia e pelos populares como tranquilo. 

Em entrevista a reportagem do Bocão News, o delegado titular da 12ª Delegacia Territorial (DT), Antônio Carlos Magalhães contabilizou as ocorrências de forma positiva. “Uma festa realmente tranquila, sem ocorrências graves. Houve pequenos furtos e agressões. Entre estas, a de duas mulheres que teve como autores, seus companheiros. Eles foram enquadrados na Lei Maria da Penha”, avaliou o titular, que ainda atribuiu à retirada dos trios da festa, como principal motivo da paz do evento,  “Com certeza em um local estreito o trio elétrico termina sendo um vetor de violência”.
 A população se sentiu segura e aprovou o formato do evento, sem o desfile de trios elétricos, a exemplo da copeira Marlene Santana Rodrigues, 59 anos, que foi a festa com 10 familiares, entre netos, filhos, sobrinhos. “Achei maravilhosa, desde Piatã até Itapuã, não vi nenhuma violência. Com certeza, sem trios a gente teve mais tranquilidade”, comenta.
Até nas águas houve tranquilidade. O subcomandante do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar (Gmar), capitão Rogério Almeida, informou que não houve nenhuma ocorrência até às 16 horas. Ele atribuiu ao pouco movimento de pessoas na festa e o adiamento de uma corrente marítima que chegaria na manhã de hoje. “Tivemos uma festa tranquila na praia. Esperávamos uma corrente marítima que estava prevista, mas não aconteceu, o que proporcionou um mar mais tranquilo para os banhistas. Atuamos com uma moto aquática, um bote, quatro quadriciclos e quatro postos com nossas equipes”, afirma.
A jovem Queciane Marinho, 19 anos e mais cinco amigos vieram a Lavagem de Itapuã. Para eles, o trio elétrico fez falta. “Esse ano foi mais tranquilo com certeza, mas apesar disso, eu preferia os trios”, comenta. Já a operadora de telemarketing, Priscila Lima, 17 anos, que veio do bairro de Mussurunga I, fez outra avaliação. “É a primeira vez que eu venho a Lavagem de Itapuã, mas com essa tranquilidade aqui fica melhor até para paquerar”, comenta.
Trabalharam no evento, policiais militares do Batalhão de Choque, Batalhão Especializado e Policiamento de Eventos (BEPE), 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), além de Bombeiros do Salvar e Grupamento Marítimo (Gmar). Segundo informações de servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, não houve ocorrências graves, apenas alguns casos de excesso de ingestão de bebidas alcoólicas.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp