Cidades

Sucom aguarda parecer da PGM sobre suspensão de obras do La Vue

Publicado em 14/12/2015, às 09h05   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Urbanismo de Salvador (Sucom), Sílvio Pinheiro, afirma que ainda não foi notificado sobre a liminar da Justiça Federal que determina a suspensão das obras do edíficio La Vue, na Ladeira da Barra. O empreendimento foi alvo de críticas de diversos segmentos e uma ação civil pública do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), na Bahia, culminou na decisão do magistrado nesse final de semana.

Segundo Sílvio, a Procuradoria Geral do Município (PGM) é quem responde ao processo no caso em questão e, por isso, a Sucom aguarda o parecer jurídico do órgão para se manifestar a respeito do assunto.

Localizado entre importantes e seculares construções históricas e tombadas pelo patrimônio público federal e estadual, entre as quais a Igreja de Santo Antônio da Barra, o Forte de São Diogo, o Cemitério dos Ingleses e o Forte de Santa Maria, o edifício projetado possui nada menos do que três vezes a altura dos prédios mais altos em seu entorno mais próximo, destoando totalmente da paisagem na qual se pretende inserir. 

O empreendimento, que já estava com apartamentos à venda, teria recebido aval da prefeitura de Salvador a partir de parecer contrário ao Escritório Técnico de Licenciamento e Fiscalização (Etelf), composto por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), que reprovou o empreendimento.

Matérias relacionadas:

Desembargador suspende obra polêmica na Ladeira da Barra

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp