Cidades

Fala povo: altura dos degraus dos ônibus vira alvo de reclamação dos usuários

Publicado em 11/11/2015, às 10h28   Brenda Ferreira (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A qualidade do serviço prestado no quesito transporte público de Salvador é um dos principais pontos de reclamação por parte dos usuários. Após algumas denúncias, a reportagem do Bocão News foi às ruas para ouvir a opinião de quem pega ônibus na cidade sobre uma das coisas que, segundo eles, mais dificulta o acesso aos coletivos: a altura do degrau em relação ao chão. 

É uma luta diária para qualquer um, que pode piorar principalmente para pessoas de baixa estatura, acima do peso, idosos e até para  vendedores ambulantes que carregam o peso da sua mercadoria. O Instituto Nacional de Metrologia  (Inmetro) determina que o primeiro degrau tem que ficar no máximo a  40 centímetros do chão para ônibus e, 37 centímetros para micro-ônibus. 
De acordo com o ortopedista Djalma Amorim, a altura ideal do primeiro degrau é de 20 centímetros. O doutor explicou que quando  uma pessoa tem que subir um degrau mais alto do que o aceitável para o corpo humano acarreta alguns problemas à saúde. "Quando o  paciente vai embarcar, por ser alto, ele tem de pisar no degrau com mais força. Esse exercício constante sobrecarrega o corpo e  pode prejudicar principalmente a coluna, o quadril e o joelho. Por exemplo: para um idoso é mais complicado, pois ele não tem  mais o quadril e o joelho tão bons. Então, ter uma altura menor nos degraus, faz com que as pessoas fiquem mais confortáveis e consigam embarcar com mais facilidade", esclareceu.
Dona Yara Drummond, de 74 anos, que costuma sair de ônibus, diz que tem dificuldades para entrar nos coletivos. "Não precisa ser  tão alto assim e se os motoristas pararem na calçada, já ajuda", relata. A idosa também falou sobre a negligência de alguns motoristas ao pararem  fora do ponto de ônibus ou no meio da rua. 
Dona Yara Drummond
Já existe um projeto de lei da vereadora Vânia Galvão (PT), que obriga as empresas de ônibus a disponibilizarem degraus auxiliares nos ônibus e micro-ônibus, que, se aprovado e efeitvado, garantirá acessibilidade de idosos e pessoas com dificuldades de locomoção nos coletivos urbanos. A matéria está em tramitação na Câmara de Vereadores de Salvador aguardando parecer da Comissão de Contrução e Justiça.
A vendedora Eliene Sena contou à reportagem que seu pai, de 80 anos, já se acidentou ao subir em um coletivo e chegou a cair mas, por sorte, não teve ferimentos graves.
Há quatro dias, a cidade presenciou mais um caso de acidente no embarque a ônibus. Desta vez, a vítima foi Gabriel Soares  Marques de 20 anos, que morreu após cair de um coletivo em movimento, no bairro do Calabetão, em Salvador. De acordo com a  Transalvador, a vítima tentou embarcar no ônibus quando as portas já estavam fechadas. Gabriel não conseguiu se segurar e caiu, sendo atropelado pelo veículo.
"Para mim, que tenho problema no joelho, é dificílimo porque o degrau é muito alto e faço muita força para tentar subir. Uma vez  tropecei ao embarcar e quase caí", contou Rosilva, que tem 57 anos e também costuma usar os coletivos.
Das estações de ônibus da cidade, apenas a transbordo, no iguatemi, tem a altura adequada para o primeiro degrau do ônibus. A nova estação que está sendo construída na Rótula do Abacaxi, que deveria estar em uma altura confortável para os seus usuários, não foi instalada à altura.
Em conversa com o Bocão News, o secretário de mobilidade de Salvador, Fábio Mota, explicou que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina a altura do primeiro degrau de até 40 centímetros em relação ao solo, portanto, segundo ele, "a  Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) está concernente com a legislação federal, na qual determina a altura dos degraus dos coletivos".

Publicada às 17h do dia 10 de novembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp