Cidades

Vídeo: moradores de Plataforma denunciam precariedade em posto de saúde

Publicado em 28/08/2015, às 18h25   Brenda Ferreira (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Luciano Santiago, de 35 anos, é nascido e criado no bairro de Plataforma, em Salvador. Em denúncia ao Bocão News, o morador enviou um vídeo no qual mostra as más condições do Unidade de Emergência de Plataforma e contou que está lutando junto a comunidade para que o posto volte a funcionar.
Em conversa com o site, Luciano disse que o posto foi reformado há alguns anos e, por causa de uma infiltração na nova instalação do estabelecimento, o posto foi interditado para uma nova reforma e desde então não foi reaberto. "Além de o posto estar abandonado, alguns vândalos entraram no posto e arrombaram as portas e pelo fato de estar sem segurança, qualquer um pode entrar e fazer o que quiser", afirmou. 
Na parte interna da unidade é possivel observar atos de vandalismos nas portas e janelas que estão quebradas, fiações elétricas arrancadas, fios cortados espalhados pelo chão e até fezes de animais. Além disso, a rampa que seria de acesso a entrada de emergência, estão sendo utilizadas como estacionamento para carros de outros moradores da região.
Ainda durante a conversa com o Bocão News, Luciano contou que por causa do "abandono" ao posto, os moradores tinham que se deslocar para a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) de Escada e passavam por muitos transtornos porque mesmo com a UPA funcionando, o atendimento era apenas para urgências.
Em resposta, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que a população do Subúrbio Ferroviário dispõe de atendimento de urgência e emergência nas seguintes unidades: UPA de Escada (estadual), UPA de Periperi (municipal), além dos hospitais João Batista Caribé, que é voltado para o atendimento à mulher e a unidade do Subúrbio, indicado para os casos mais graves. Também existe o Hospital Alayde Costa, onde constam leitos de retaguarda. Todas estas unidades totalizam mais de 30 mil atendimentos por mês, isso sem contabilizar os postos de saúde da região.
Em relação à Unidade de Emergência de Plataforma, a obra, que teve início em julho de 2012, estava sob responsabilidade da extinta a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab). No entanto, a empresa vencedora da licitação abandonou a obra e uma nova licitação foi feita, sendo concluída em março de 2015. 
Foi verificada que há necessidade de adequações para que a unidade atenda às normas exigidas pelo Ministério da Saúde. Para isso, será feita uma nova licitação. A previsão é que a inauguração seja no primeiro semestre de 2016. 
Veja o vídeo: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp