Cidades

Samu promove capacitação para resgate aquático em Lauro de Freitas

Publicado em 28/08/2015, às 13h53   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Visando a melhoria no atendimento aos banhistas na costa de Lauro de Freitas, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), por meio do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Secretaria de Trânsito Transporte e Ordem Público (Settop), através do Departamento de Salvamento Aquático realizou nesta quinta-feira (27) uma capacitação em resgate aquático entre os dois órgãos.
Com aproximação da alta estação os órgãos atendem as demandas da época, que vão desde socorro a afogamentos em piscinas residenciais até pré-afogamentos em praias envolvendo lesões físicas, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas e por questões naturais das correntes marítimas. O curso foi uma verdadeira troca de conhecimentos técnicos e experiências entre os Salva-vidas e o Samu. 
O diretor do Departamento de Salvamento Aquático, Gelba Queiroz, afirmou que é fundamental reciclar e aprimorar conhecimento . “Ações em conjunto, trabalhos em parcerias só aumentam a eficácia. Um parceiro como Samu só agrega ainda mais nas nossas missões e os resultados positivos nas atividades tendem a aumentar. Nossos banhistas e aqueles que visitam nossas praias saem ganhando com capacitações como essa, que terão atendimento ainda mais especializado”, avalia.  
Segundo Rogério Vieira diretor do Samu Lauro de Freitas, as técnicas de resgate dentro d’água trazidas pelos Salva-vidas e de atendimentos de afogamentos com traumas e ingestão de álcool em excesso, trazidas pelo Samu deram o tom de troca de especialidades, experiências e conhecimentos entre os dois órgãos que atuam com o público durante a alta estação.
Rogério Vieira destacou que a contribuíram de forma fundamental ao curso. “O conhecimento de novos protocolos a socorro de afogamentos trazido pelos Salva-vidas foi muito importante para compor esse trabalho conjunto entre Samu, Salva-vidas e demais órgãos, que irá refletir de forma ainda mais eficiente durante a alta estação, quando aumenta significativamente a demanda em nossas praias”, comenta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp