Cidades

SEMPS encaminha idoso abandonado ao atendimento médico

Publicado em 12/07/2015, às 19h14   Matheus Fortes (Twitter: @theusfortes)


FacebookTwitterWhatsApp

Após denúncia feita pelo Bocão News, uma equipe de assistentes sociais da Secretaria Municipal de Combate à Pobreza (SEMPS) foi até a casa do idoso Antônio dos Santos, de 65 anos, na tarde deste domingo (12), na Boca do Rio. Após fazer o reconhecimento da situação de risco social onde encontrava-se o idoso, os profissionais solicitaram uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que encaminhou o idoso até o 12° Centro de Saúde Alfredo Bureau, no Marback. 

Em condições sub-humanas, seu Antônio encontrava-se acamado, com um quadro de desidratação e feridas na perna sem qualquer cuidado. Segundo relataram os vizinhos, a esposa do idoso faleceu há cinco meses, e, desde então, sua saúde tem ficado cada vez mais debilitada, cabendo aos outros moradores ajudar e assisti-lo da forma como podem.

Durante a visita dos assistentes sociais, um homem que aparentou ter, entre 25 e 30 anos, se identificou como o filho de seu Antônio, porém não quis revelar seu nome. Ele afirmou que trabalhava quase todos os dias da semana, e que tinha que sustentar três famílias e cinco filhos. Mas afirmou que contribuia, lavando as roupas do pai. Os vizinhos, embora soubessem o nome do rapaz, não quiseram se manifestar.

Outros três filhos de seu Antônio, também chegaram no momento de abordagem. Andreia dos Santos, de 37 anos e Ariane dos Santos, de 26, residem em São Marcos e trabalham como domésticas, enquanto que Adaltro dos Santos, de 29 anos, mora em Pau da Lima, e trabalha como pedreiro. Eles relatam que, por conta da rotina e do trabalho, não conseguem achar tempo para visitar e estar mais presente com o pai.

Segundo os filhos, o pai tem problemas de alcoolismo - versão que os vizinhos de seu Antônio negam - e a ferida na perna foi provocada por uma queda. De acordo com Andreia, o pai "não se ajuda" apesar dos conselhos e dos cuidados. Os filhos também afirmam que já tentaram ligar para o Samu outras vezes, mas, receberam a informação de que o serviço estaria em greve.

Definição

De acordo com a diretora de Políticas Socias da SEMPS, Juliana Portela, o idoso passará por análise médica, e será submetido à uma bateria de exames para verificar o atual quadro de saúde. Após receber alta, assistentes da SEMPS se reunirão com familiares e representantes do Ministério Público, a fim de achar um novo local onde o idoso possa ficar, sem que esteja submetido à condições sub-humanas. "Ainda não podemos afirmar qual será o destino dele, mas certamente ele não retornará para a casa onde morava, e estando vulnerável ao abandono", explica Portela.

Se a decisão for que o idoso permaneça com familiares, ele deverá resider na casa de um dos filhos, e todos serão referenciados ao Centro de Referência e Assistência Social (CREAS) mais próximo, onde profissionais de assistência social, psicologia, farão visitas períodicas à nova moradia, para verificar se o idoso está sendo bem cuidado.

Caso nenhum parente possa se responsabilizar, seu Antônio deverá ser encaminhado ao Instituto de Longa Permanência D. Pedro I, em Roma, na Cidade Baixa, onde receberá o suporte de assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos. O abrigamento funciona em convênio de operação técnica com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).    

Leia mais:

Em condição sub-humana, vizinhos pedem ajuda para idoso abandonado

Após matéria do Bocão News, secretário afirma que irá ajudar idoso abandonado

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp