Cidades

Greve em Camaçari impacta nas UPAs de Salvador e Lauro de Freitas

Publicado em 30/05/2015, às 10h16   Matheus Fortes (Twitter: @theusfortes)


FacebookTwitterWhatsApp

A greve dos servidores municipais de Camaçari, que completa 12 dias nesta sexta-feira, está sendo sentida nas Unidades de Pronto Atendimento de Salvador e em Lauro de Freitas. Deflagrada a paralisação, postos das duas cidades começaram a registrar um alto número de novos pacientes.    

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital, postos na Boca do Rio, e em Valéria, registraram um aumento de 70% nos atendimentos nos últimos dias. Já outras unidades, que ficam em Itapuã, Pernambués, e em Tancredo Neves, têm recebido 50% de pacientes a mais do que costumam registrar.  

Em Lauro de Freitas, a situação não tem sido diferente. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o posto médicos Nelson Barros, no centro da cidade, a média de 300 atendimentos por dia tem chegado aos 500, na última semana. A mesma mudança tem sido sentida no Hospital Jorge Novis, em Itinga.

Devido à paralisação, algumas unidades de saúde municipais estão funcionando apenas parcialmente. Já outras suspenderam totalmente o atendimento. Há três dias, a paralisação foi prorrogada, devido a falta de acordo entre a prefeitura e os servidores.

 A categoria pede reajuste de 15% e melhorias no plano de carreira, mas o governo oferece reposição de 6,41%, que, de acordo com a prefeitura, é o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. A administração alega que, com a queda de receita no município, não há qualquer possibilidade de uma reposição maior do que já foi oferecido à categoria.

Publicada no dia 29 de maio de 2015, às 19h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp