Cidades

Prédio condenado em Pernambués tem documentação falsa; moradores acionam Justiça

Publicado em 26/05/2015, às 11h50   Tiago Di Araujo (twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Na tarde desta segunda-feira (25), os moradores do Edifício Jardim Brasília, em Pernambués, foram autorizados a retirar os móveis e eletrodomésticos dos apartamentos após condenação do prédio pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) por risco de desabamento. Em nota enviada à imprensa, o órgão afirma que a documentação do imóvel junto à prefeitura, o Habite-se, era falsa e que não existe autorização legal para que o edifício fosse habitado.
"Em relação ao documento enviado à Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) como sendo um Habite-se do Edf° Jardim Brasília, em Pernambués, a Secretaria afirma se tratar de um documento falso, com códigos, datas e referências que não se assemelham com os documentos originais expedidos pelo órgão. Vale destacar que a dita construção foi erguida ilegalmente e não possui nenhuma autorização da prefeitura para se tornar um imóvel habitado".
Em contato com o Bocão News, um dos moradores e proprietário de dois apartamentos, que pediu para não ser identificado, informou que os residentes do edifício já organizam uma ação coletiva na Justiça após ciência da falsificação da documentação. Ainda de acordo com morador, a ação judicial será movida contra os gestores do prédio, identificados apenas pelos prenomes de Antônio e Solange. 
Através de nota, os gestores informaram que irão se manifestar após a conclusão do laudo. "Diante de algumas matérias jornalísticas publicadas por setores da imprensa baiana, Antônio Carlos dos Santos e Solange de Jesus vêm a público esclarecer que estão mantendo contato direto, desde o princípio, com um membro da comissão dos condôminos do Edifício Jardim Brasília, e se mostram solícitos para a solução do problema. Informam, ainda, que se reservam o direito de se manifestarem após a conclusão do laudo".
Com os danos apresentados no edifício, imóveis nas ruas Vale Verde e Murta correm risco e também estão interditados desde a última sexta-feira (22). Técnicos da Sucom que avaliaram o imóvel, afirmaram que com a  continuidade das chuvas, o risco é ainda maior. 
O secretário da pasta, Sílvio Pinheiro, em contato com Bocão News, afirmou que será aberto um processo administrativo e em seguida a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) será acionada para que possam ser tomadas as medidas legais e jurídicas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp