Cidades

ACM Neto faz vistoria no Arraial do Retiro e Centro Histórico

Publicado em 22/05/2015, às 21h21   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto realizou, na manhã desta sexta-feira (22), vistoria em três áreas consideradas de alto risco de desabamento em Salvador. A ação foi acompanhada ainda por diversos secretários e demais autoridades municipais no Arraial do Retiro, na região do bairro do Cabula, e nas ladeiras do Taboão e da Montanha, localizadas na área central da cidade. Na ocasião, o prefeito pode verificar e ouvir a situação crítica de diversos moradores que ainda permanecem nos locais, apesar dos apelos da Prefeitura para que deixem as áreas comprometidas.
"Nós conseguimos verificar uma grande quantidade de estruturas em ruínas nos locais visitados. Todas as construções condenadas serão demolidas pela Prefeitura e o local totalmente limpo e reurbanizado para atender a população. Quero reiterar o pedido para que as pessoas deixem esses locais o quanto antes", disse ACM Neto.
Para garantir agilidade no isolamento, demolição e reconstrução dos locais afetados, o prefeito garantiu ter apoio de outras entidades, como o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), por conta da natureza dos casarões, muitos deles tombados por seu valor histórico. "Contamos nesta vistoria com a presença de um representante do Iphan, que nos deu total apoio no entendimento de que esses prédios que oferecem riscos à segurança da população sejam imediatamente removidos. Dessa forma, o poder público municipal tem total liberdade para interferir nestas estruturas comprometidas", disse o prefeito.
A Prefeitura tem realizado ações conjuntas envolvendo diversos órgãos como a Defesa Civil (Codesal), as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Urbanismo (Sucom), Manutenção (Seman), Limpurb, entre outras, de forma simultânea no Taboão, na Montanha e na Preguiça, onde já foram registrados alguns desabamentos de imóveis. A intenção é de que, após a limpeza, as áreas sejam alvo de ações de reurbanização.
Durante a vistoria, ACM Neto conversou com moradores e recebeu o apoio da população em relação às ações emergenciais adotadas pela Prefeitura para minimizar as consequências da chuva. "Nós já ouvimos diversas famílias que já estão se cadastrando na Semps para receber o Aluguel Social e o auxílio-emergência, até que possamos estabelecê-las em um local adequado. Dessa forma, conseguimos o apoio destes moradores para que a desocupação das áreas de risco ocorra sem maiores transtornos".
O prefeito ainda alertou a população para o risco de construções em locais inadequados. "O que percebemos nestes lugares é o crescimento desordenado de construções irregulares. São os chamados puxadinhos, erguidos em locais de risco, mas que, em muitos casos, a própria população desconhece o perigo que está correndo. Vamos garantir novas casas para estas pessoas, mas não nos esqueceremos de cuidar da urbanização das áreas afetadas".
Casas - Para garantir moradia às pessoas que perderam seus imóveis, a Prefeitura de Salvador deve disponibilizar, até o mês de setembro, 400 casas para abrigar as famílias. Três áreas já foram identificadas no Centro da cidade para receber as casas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Os locais são a área da antiga empresa São Luís, na San Martin; Largo do Tanque e Pirajá.
Morador de uma área de alto risco na Ladeira do Taboão, o aposentado Sales Hilário dos Santos é uma das pessoas a serem beneficiadas pela Prefeitura. "Eu recebi a notificação para sair de casa por esses dias, mas não sabia o que fazer. Agora estou mais tranquilo", disse o aposentado, que vive na casa com a esposa e mais cinco parentes. Eles foram atendidos por agentes da Semps para garantir o recebimento do Aluguel Social, no valor de R$ 300 e do auxílio emergencial, que pode ser de até três salários mínimos.​

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp