Cidades

Prefeito reforça apelo para que pessoas deixem imóveis em áreas de risco

Publicado em 10/05/2015, às 19h17   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto reforçou neste domingo (10) os apelo para que famílias que residem em áreas de risco deixem suas residências no menor tempo possível. Todo o suporte necessário está assegurado para essas famílias, desde a concessão do Aluguel Social, aporte financeiro de R$ 300,00 mensais, que pode chegar a um ano, até o Auxílio Emergência, que pode ser de até três salários mínimos para quem tiver perdas materiais devido às chuvas. Desde que as chuvas ganharam maior volume, ainda em abril, foram concedidos 774 aluguéis sociais e 96 auxílios emergência pela Prefeitura. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado, com chuva e períodos de melhoria. A temperatura deve variar entre 22ºC a 39ºC.​​​​
Neto convocou uma reunião de emergência no início desta noite, em seu gabinete, no Palácio Thomé de Souza, para avaliar os danos das chuvas que castigam a cidade desde o mês de abril e traçar novas estratégias para amenizar os impactos. Participaram da reunião secretários como Marcílio Bastos (Manutenção), Luiz Carrera (Casa Civil), Paulo Fontana (Infraestrutura e Defesa Civil), José Antônio Rodrigues Alves (Saúde), Bruno Reis (Promoção Social), Rosemma Maluf (Ordem Pública), além do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, do coordenador das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga Filho, do presidente da Limpurb, Tiago Correia, do chefe de Gabinete, João Roma, entre outros. 
Da meia noite até as 17h28 deste domingo, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 161 ocorrências: um alagamento de área, 12 alagamentos de imóvel, 16 ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, sete ameaças de deslizamento de terra, uma ameaça de queda de árvore, duas avaliações de imóveis alagados, cinco desabamentos de imóvel, cinco desabamentos de muro, sete desabamentos parciais, 101 deslizamentos de terra, uma infiltração e duas pistas rompidas. A Codesal permanece com o plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Neste domingo, o SAMU atendeu seis ocorrências relacionadas às chuvas. Equipes de salvamento foram deslocadas para os bairros do Lobato, Bate Facho, Saramandaia, Campinas de Pirajá, Sete Portas e Baixa do Fiscal, onde foram registrados deslizamentos de terras e desabamento de imóveis. No total, foram registrados quatro feridos e outras duas pessoas foram retiradas sem vida dos escombros na Baixa do Fiscal. No Lobato e em Bate Facho, não houve vítimas; em Saramandaia, uma pessoa se feriu; em Campinas de Pirajá foram dois feridos; e em Sete Portas, um ferido, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde até 18h. Esquipes do SAMU continuam de prontidão.
Leia mais:

Rui coloca estrutura do Estado à disposição da Prefeitura de Salvador

Baixa do Fiscal: assistentes sociais da prefeitura tentam convencer desabrigados
Moradores de área atingida por deslizamento vão para abrigos
Bombeiros continuam busca na Baixa do Fiscal

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp