Cidades

Adaptados à identificação dos ônibus, usuários reclamam de velhos problemas

Publicado em 26/04/2015, às 17h43   Vinícius Ribeiro (Twitter: @vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

A nova padronização visual proposta pela Prefeitura de Salvador para a frota de ônibus que circula na capital está em grande parte sendo bem assimilada pelos usuários do sistema, porém, velhos problemas continuam a incomodar. Na tarde deste domingo (26), a reportagem do Bocão News percorreu alguns pontos da cidade para ouvir opiniões sobre um dos setores mais criticados pela população.

De acordo com alguns relatos, o método que adota o reconhecimento dos ônibus por cores (azul, verde e amarelo) e números não incomoda. "Não tive problemas com esta mudança, só com a demora que é um problema antigo", destaca o administrador Paulo Henrique Galvão, enquanto esperava no ponto em frente ao Hospital Sarah.

Também vivenciando o incomodo da espera, o ajudante de pedreiro Augusto Santana disse que esperava há quase 1 hora um ônibus que o levasse para Cajazeiras. "Demora muito", reclamou, afirmando que não vem encontrando dificuldades em identificar o coletivo que faz o itinerário para seu bairro a partir do novo sistema.

Desde o último dia 22, os coletivos de salvador circulam divididos em azul (orla), verde (centro) e amarelo (subúrbio). Segundo a gestão municipal, o objetivo é facilitar a identificação e melhorar a fiscalização dos ônibus.

Mais do mesmo

Mesmo garantindo estar adaptada à nova padronização, a servente Vera Lúcia Santana não esconde o descontentamento com velhos problemas. "É uma demora terrível, principalmente nos finais de semana, e quando vier, ainda terei de ir em pé", conta.

Apesar dos que se dizem adaptados com a mudança, alguns não escondem a estranheza causada pelas alterações. É o caso da ambulante Carla Ribeiro, que não poupou críticas ao sistema de transporte atual. "Antes andávamos pra frente, agora é para trás. O local destinado aos idosos está complicado, muita gente ainda fica perdida", disse.

Ao contrário dos outros entrevistados, Carla disse que ainda faz confusão com o novo sistema de identificação dos ônibus. "Isto está dificultando. Esta semana perdi quatro ônibus para o Pero Vaz porque eles passavam e eu não reconhecia", contou, recomendando orientadores nos pontos neste período de adaptação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp