Cidades

Lei dos mijões e sujões contabilizou 21 punições no primeiro dia de operação

Publicado em 29/01/2015, às 12h19   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Limpurb iniciou nesta quarta-feira (28), no Centro, a ação de multas aos sujões, baseada em decreto sancionado ano passado que pune quem jogar lixo ou urinar na rua. Segundo o órgão, a operação, realizada por seis duplas de fiscais na Avenida Sete de Setembro, Rua Carlos Gomes, Avenida Joana Angélica, Pelourinho e Comércio, multou 21 pessoas — 20 por descartar lixo em local inapropriado (infração leve, com multa de R$ 67,23) e um homem por urinar na rua (infração gravíssima, com multa de R$ 1.008,45).  Nesta quinta-feira (29), fiscais da Limburb operarão em ruas da Barra e Ondina. 

A operação que deu início às 9h, registrou a primeira notificação em frente ao Sindicato dos Bancários, quando, em meio ao protesto do Dia Nacional da Luta, um homem jogou uma bituca de cigarro na rua. Ele foi abordado por dois fiscais que iniciaram a notificação.

Para a presidente da Limpurb, Kátia Alves, ainda que não haja lixeira no local onde o pedestre está passando, isso não justifica o descarte na rua, “elas devem guardar os resíduos em uma bolsa, em uma sacola plástica, e descartar nos locais apropriados”.

No caso das pessoas que necessitam urinar, Kátia Alves orientou que entre em um shopping, supermercado ou em uma casa comercial: “É preciso chamar a população para a conscientização. Uma cidade limpa não é aquela que mais se varre, mas a que menos se suja”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp