Cidades

Manifestação em Paripe pede Justiça e fiscalização da Capitania dos Portos

Publicado em 20/01/2015, às 07h06   Amanda Sant'ana (Twitter: @amandasmota)


FacebookTwitterWhatsApp

Um acidente envolvendo duas embarcações, ocorrido na madrugada de domingo (18), nas proximidades de São Tomé de Paripe, terminou com a morte de um pescador. Jurandir Pereira Andrade, que estava na companhia de mais três pessoas no momento do acidente, foi enterrado na manhã desta segunda-feira (19), no cemitério de Paripe.
"A gente estava pescando e do nada a lancha surgiu e passou por cima do barco", relatou o metalúrgico, Leomar Silva, vítima de ferimentos no momento do acidente. Jurandir Andrade Filho, filho do pescador morto, escapou com vida. Já o quarto pescador, José Lima dos Santos, continua desaparecido. A embarcação era considerada miúda, tipo catraia, pela Capitania dos Portos. 
Segundo relatos de Leomar, neto de José dos Santos, a lancha surgiu no mar totalmente apagada: “A gente olhou o horizonte e não viu nada. Eu caí dentro da água e comecei a me desesperar chamando meu avô e gritando socorro. O piloto da lancha veio de ré, pegou eu e Jurandir dentro do mar". Ele contou ainda que o piloto deixou ambos no píer de São Tomé de Paripe. Apesar de ter sobrevivido, Jurandir disse ao G1 que está sentindo uma dor muito grande pela perda do pai. 
Nesta última segunda-feira, as buscas por José Lima dos Santos foram feitas durante todo o dia, até o pôr do sol. A assessoria da Capitania dos Portos informou que as buscas devem ser retomadas nesta terça-feira (20). A assessoria informou ainda que a lancha envolvida na batida já foi identificada e que vai instaurar um Inquérito Administrativo Sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido. O prazo de conclusão é de 90 dias.
A Associação dos Pescadores e Marisqueiras do Subúrbio (APEMJA) informou que, como forma de pedir justiça pela morte do pescador, a associação vai se juntar a familiares e amigos das vítimas e fará na terça-feira (20), às 7h, uma manifestação pelas ruas de Paripe pedindo Justiça e fiscalização da Capitania dos Portos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp