Polícia

Construtora pode reter chaves enquanto comprador não quitar imóvel, diz Justiça

Publicado em 09/08/2014, às 22h40   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A construtora tem o direito de reter as chaves até que o comprador quite o imóvel, decidiu o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF).

Os compradores de uma uma casa em um condomínio na região administrativa de Santa Maria processaram a construtora argumentando que ela não havia entregue o imóvel  dentro do prazo.

Leia também: Crescem as indenizações por atraso na entregua de imóvel

A construtora, porém, alegou que o imóvel ficou pronto dentro do cronograma previsto no contrato, e que as chaves não foram entregues aos clientes porque eles haviam deixado de pagar R$ 6.282,86 do valor do imóvel.

O juiz de 1ª instância deu razão à construtora, e obrigou os compradores a pagar R$ 500 pelo custo gerado pelo processo.

"O bserva-se que a entrega da unidade foi expressamente condicionada à quitação do preço e outorga da escritura, conforme Cláusula Sexta do contrato, o que só ocorreu em abril de 2013", escreveu o juiz.

Os clientes recorreram para o TJ-DF, onde foram novamente derrotados em decisão tomada no fim de junho. Eles podem recorrer da decisão.

Atualmente, a legislação não prevê pena caso as construtoras atrasem a entrega das chaves. Um projeto de lei (178/2011), de autoria do deputado Eli Correa Filho (DEM/SP), estabelece multa de 1% do valor já pago, mais 0,5% ao mês, caso o atraso ultrapasse 180 dias da data estabelecida em contrato.

O projeto foi aprovado na Câmara, mas ainda depende de aval do senado e da sanção presidencial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp