BNews Folia

Guias e Monitores do Carnaval iniciam receptivo nesta quinta (04)

Publicado em 04/02/2016, às 09h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A partir desta quinta-feira (04), 244 profissionais qualificados para dar informações turísticas atuarão na operação Guias e Monitores. O projeto da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) será realizado durante todo o Carnaval, até a madrugada da Quarta-feira de Cinzas (10/02), com a proposta de realizar um receptivo turístico especial aos visitantes que escolheram a capital baiana para passar os festejos de Momo.
Esta semana, os integrantes do projeto participaram de treinamento com duração de 12 horas, quando foram orientados quanto a questões como qualidade do atendimento, atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia, segurança pública, combate ao racismo e proteção à criança e ao adolescente, dentre outros assuntos.
No final da tarde desta quarta-feira (03), eles receberam certificados e fardamento. O encerramento do curso contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, que falou sobre a importância do bom atendimento a baianos e turistas: "Vocês são a cara da Bahia para os turistas de outros estados e outros países, sem esquecer dos baianos de outras cidades que viajam para Salvador e vêm completar a maior festa popular do planeta".
Durante a conversa, Pelegrino lembrou também do investimento do governo para a diversificação do Carnaval, levando para a rua trios sem corda, a fim de integrar baianos e turistas.
A operação vai contemplar os principais portões de entrada da capital baiana como aeroporto (24h), rodoviária (6h às 0h) e terminal náutico (8h às 18h). Hotéis e pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) também serão contemplados com a presença dos profissionais.
Além de barreiras móveis compostas pelos Guias e Monitores, 11 postos de informação turística (PITs) funcionarão em locais de ampla circulação dos foliões. A Avenida Adhemar de Barros, em Ondina; o Campo Grande e a Praça Castro Alves; o Terminal Náutico, no Comércio; e a Praça Municipal estão entre os pontos escolhidos para instalação dos PITs.
O Porto de Salvador receberá o receptivo dos Guias e Monitores na segunda-feira (09/02), quando quatro navios de cruzeiro estarão atracados no cais da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Os cerca de 12 mil passageiros serão recebidos com repertório de Carnaval do Rixô Elétrico – veículo movido a pedais, da banda do maestro Fred Menendez.
Já o Pelourinho terá atenção especial, com reforço dos Guias e Monitores no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), na Rua das Laranjeiras, das 9h às 0h. A Delegacia de Apoio ao Turista (Deltur) receberá integrantes do projeto das 11h às 23h.
Os atendimentos, feitos em até oito idiomas, a exemplo de inglês, espanhol, francês, russo, japonês e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) são registrados em um aplicativo que gera o número de solicitações. Utilizada em smartphones, a ferramenta guarda também alguns dados como idade, gênero e naturalidade. As informações devem subsidiar a atuação dos Guias e Monitores nas próximas edições. A operação também será levada aos municípios de Porto Seguro e Mata de São João (Praia do Forte).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp