BNews Folia

Ao Bocão News, Petrobras anuncia patrocínio à blocos afro e de afoxé

Imagem Ao Bocão News, Petrobras anuncia patrocínio à blocos afro e de afoxé
A Bahia é o berço brasileiro da herança cultural africana, diz gerente da estatal no Nordeste  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/01/2015, às 06h51   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira (28), por meio de nota enviada para o Bocão News, a Petrobras confirmou sua participação no Carnaval de Salvador, patrocinando blocos afro e de afoxé soteropolitanos.  
De acordo com o gerente regional e Comunicação Institucional da Petrobras no Nordeste, Darcles Andrade, o patrocínio as entidades de matriz africana no Carnaval foi um desdobramento do compromisso da empresa na defesa e valorização da cultura brasileira por meio de uma política de patrocínio de alcance social.
“A Petrobras patrocina desde 2006 os blocos afro e de afoxé de Salvador, com o objetivo de preservar as manifestações culturais que deram vida ao Carnaval, uma das maiores expressões de cultura popular do mundo. Como empresa socialmente responsável, a Petrobras compreende a importância de sua atuação para o desenvolvimento brasileiro e o grande risco de perda cultural que poderia haver no caso de sua retirada do projeto. A Bahia é o berço brasileiro da herança cultural africana e a Petrobras considera importante contribuir para a visibilidade dos blocos afro e de afoxé no maior espetáculo de rua do planeta”, diz. 
Entre as diversas ações da Companhia podem ser destacadas, por exemplo, o projeto Bankoma, que trabalha com oficinas em arte educação produtivas, gerando emprego e renda, valorizando a cultura popular e garantindo a construção de relação cooperativa na rede Mauanda Bankoma, rede cultural, artística e produtiva dos povos tradicionais de matriz africana.
A Petrobras também viabilizou a construção do Centro Cultural Senzala do Barro Preto, a sede do Ilê Aiyê, no bairro do Curuzu. A estatal patrocinou a Noite da Beleza Negra, um dos símbolos da luta pela valorização da cultura afro-brasileira e da afirmação da consciência negra. Para eleger a Deusa do Ébano, além da beleza, são analisados outros critérios, como os trançados dos cabelos, as estamparias do tecido e a graça da dança. Mas, além dos aspectos estéticos, a candidata deve ter consciência da sua negritude e ser atuante na comunidade para tornar-se vencedora da Noite da Beleza Negra.
Publicada no dia 28 de fevereiro de 2015, às 14h41

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp