Brasil

Samarco estuda reativar barragem que ruiu na tragédia em Mariana

Publicado em 30/07/2016, às 08h48   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Samarco estuda a reutilização do Vale do Fundão – área de Mariana, em Minas Gerais, onde uma barragem se rompeu em novembro como reservatório de rejeitos de minério, de acordo com informações divulgadas pela Folha.
Segundo a publicação, a alternativa foi apresentada pela empresa em um estudo de impacto ambiental elaborado em junho, sete meses depois da tragédia que deixou 19 mortos e um rastro de destruição até a região litorânea do Espírito Santo.
O documento da mineradora foi enviado a órgãos públicos e obtido pelo jornal. Ele pede a análise prévia de um retorno das operações em Mariana, suspensas depois do rompimento da barragem. 
Como Fundão foi avariada, a mineradora, cujas donas são a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, propõe usar por dois anos a cava (buraco aberto após a escavação de minerais) da mina de Alegria Sul para despejar os rejeitos –e que ficaria cheia ao fim desse período.
Procurada pelo jornal, a Samarco não nega a possibilidade. Segundo a companhia, "possíveis utilizações futuras da área de Fundão demandarão, além da compreensão das causas do acidente, estudos de viabilidade". "Caso se mostrem viáveis, tais estudos serão submetidos aos órgãos ambientais", diz, em nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp