Brasil

Dono de empreiteira confirmou ‘comissões’ em contrato do pré-sal

Publicado em 25/05/2015, às 15h45   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos donos da Engevix Engenharia, Gerson de Mello Almada, confirmou à Operação Lava Jato que a empreiteira pagou “comissões”  a Milton Pascowitch que chegaram a “0,9%” dos contratos que o Estaleiro Rio Grande –  controlado pela empreiteira – fechou para construção de sondas do pré-sal, para a Petrobrás.

De acordo com o Estadão, a confirmação do empresário de que Pascowitch recebia “comissões” pelo “lobby” que fez nos contratos do Estaleiro Rio Grande foi um dos elementos que levaram a Justiça Federal a decretar a prisão preventiva do lobista, na última semana.

“Vinculado a esse negócio foi firmado um contrato de consultoria com a Jamp (Engenharia Associados) de Milton Pascowitch, o qual foi calculado em torno de 0,75% a 0,9% do valor do contrato das sondas, que girou em torno de US$ 2,4 bilhões, estando o contrato ainda em execução”, declarou Almada.

A prisão de Pascowitch nesta semana é fruto desse aprofundamento de produção de provas no setor que orbita o pré-sal. Ele foi o terceiro operador de propina apontado como representante dos estaleiros contratados pela Sete Brasil – empresa criada pela Petrobrás, em parceria com fundos de pensão público e privados, além de três bancos, e que fechou um contrato para projeto de construção de sondas no Brasil, no valor de R$ 25 milhões, em 2011 – a ser preso pela Lava Jato.

Pascowitch é dono da Jamp Engenheiros Associados, e também um dos cinco acusados pela força-tarefa da Lava Jato de serem operadores de propina nos contratados de construção de 29 sondas para exploração de petróleo em águas profundas, pela Petrobrás, via empresa Sete Brasil S.A..

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags