Cidades

Licitações na área da saúde atraem concorrentes de todo o Brasil

Publicado em 21/06/2017, às 10h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com aproximadamente 400 funcionários, o Instituto Brasileiro de Apoio à Saúde (Ibas), que tem sede no Rio de Janeiro, é a mais nova entidade habilitada pelo Conselho de Gestão das Organizações Sociais (Congeos) do Estado da Bahia para concorrer aos editais na área da saúde. 
De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o estado tem investido, simultaneamente, na ampliação e qualidade da assistência à saúde, na profissionalização da gestão e otimização do gasto público e, neste cenário, as entidades filantrópicas e organizações sociais de outros estados tem se habilitado para concorrer nas licitações.
“Se por um lado temos a experiência em administrar hospitais em outras unidades da federação, realizando atendimentos de média e alta complexidade, por outro, identificamos que o Governo da Bahia tem adotado um modelo de gestão coerente com as melhores práticas de assistência à saúde. Essa combinação motivou o Ibas a se habilitar e participar das licitações na Bahia”, explica o presidente da instituição, Cláudio Rocha.
Atualmente o Ibas está qualificado para atuar nas cidades de Itaboraí (RJ), Guapimirim (RJ), Angra dos Reis (RJ), Maracanaú (CE) e nos estados da Bahia e Goiás. “Temos o compromisso de ofertar um serviço de excelência nos locais onde nos qualificamos, com especial atenção para o princípio de humanização aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, destaca o presidente do Ibas, ao apontar ainda que a imprensa baiana divulgou recentemente uma informação improcedente sobre a instituição. “Nunca atuamos em locais nos quais não somos qualificados como Organização Social e não temos penalidades em nenhum dos nossos contratos, muito menos envolvimento com fraude em licitações”, esclarece Rocha. 
Outro exemplo de Organização Social que recentemente se instalou na Bahia foi o Instituto Hygia. Com sede em São Paulo, a instituição passou a administrar este ano a Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, na capital baiana, em substituição a Santa Casa da Bahia.
Cenário
O setor filantrópico na Bahia atualmente gera cerca de 42 mil empregos diretos e 160 mil indiretos, sendo responsável por 94% das cirurgias oncológicas, 75,8% das cirurgias oftalmológicas, além de 45% dos transplantes de órgãos e tecidos, dentre outros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp