Cidades

Bahia busca reduzir amputações de pacientes diabéticos em 16 municípios

Publicado em 23/03/2017, às 10h50   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Mais de 7 mil pacientes diabéticos de 16 municípios baianos participarão de um programa internacional desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a World Diabetes Fundation (WDF). A iniciativa visa desenvolver ações de prevenção primária e evitar complicações macro vasculares até 2019, bem como qualificar mais de 800 profissionais de saúde.
O termo de compromisso para a implantação do programa, que terá um investimento de mais de R$1,5 milhão, foi assinado na tarde desta quarta-feira (22) e contou com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, da diretora geral do Cedeba, Reine Chaves, e de representantes dos 16 municípios.
“Entendemos que o caminho para a redução do diabetes passa pelo controle dos fatores de risco - obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada e o consumo de álcool. Já para os pacientes diagnosticados é importante garantir o acesso ao tratamento para evitar as complicações que reduzem a qualidade de vida do paciente - cegueira, amputações, doenças renais - e trazem problemas para a família, além de terem um custo muito alto”, destaca o secretário, ao apontar os benefícios da iniciativa estadual.
Entre os critérios de seleção dos municípios, destacam-se a necessidade de cobertura maior que 50% do Programa de Saúde da Família, cobertura de 100% do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, população com grande vulnerabilidade social concentrada em áreas urbanas e a existência de uma rede de saúde que fortaleça a política de atenção ao diabetes. São eles: Rodelas, Abaré, Macururé, Chorrochó, Paulo Afonso, Glória, Santa Brígida, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Cícero Dantas, Dias D’Ávila, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas e Ribeira do Pombal.
Segundo Reine Chaves,o projeto busca diminuir os indicadores de complicações por conta das diabetes. “Quando capacitamos os profissionais, eles atuam de melhor forma com o paciente diabético, indicando o tratamento correto com base em protocolos clínicos”, afirma a diretora do Cedeba.  Ela ainda aponta é possível reduzir internações quando o paciente é acompanhando de forma adequada. 
O treinamento dos profissionais começa em maio, em Salvador, e em julho na regional de Paulo Afonso. É uma capacitação de cinco dias. Além da capacitação, uma equipe do Cedeba irá monitorar os profissionais para avaliar os resultados alcançados pelo projeto. Ao longo do tempo, a ideia é que haja expansão para outros municípios.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp