Cidades

Chapada: área destruída por fogo equivale a mais de 350 campos de futebol

Publicado em 04/11/2016, às 07h07   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O incêndio que já dura cinco dias na região da Chapada Diamantina, na Bahia, já destruiu mais de 350 hectares, equivalente a 350 campos de futebol, na Serra do Barbado, no município de Rio de Contas. 
Segundo a imprensa local, a área devastada pelas chamas é ainda maior porque em outro ponto com focos de incêndio, no Pico das Almas, localizado entre Rio de Contas e o município de Livramento de Nossa Senhora, ainda não foi possível fazer um mapeamento por se tratar de uma região de difícil acesso.
Nesta quinta-feira (3), um novo foco surgiu em Campo do Queiroz, área que fica às margens de uma trilha usada por turistas, próximo do Pico das Almas. Além disso, dois novos focos de incêndio também surgiram na Serra do Barbado, mas foram rapidamente controlados pelos brigadistas. 
O governo do estado informou que foram enviados ao local 15 bombeiros militares, dois helicópteros e duas aeronaves. A ação para combate ao fogo conta com a participação de brigadistas voluntários além de quinze homens do Corpo de Bombeiros de Jequié e de Vitória da Conquista.
De acordo Secretaria do Meio Ambiente de Rio de Contas, o fogo foi percebido por moradores no final da tarde de domingo (30), em um local próximo à Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Barbado. Equipes de brigadistas começaram o trabalho de combate às chamas na manhã de segunda-feira (31). Ainda não há suspeitas do que provocou o incêndio.
No ano de 2015, 51 mil hectares de vegetação foram devastados pelo fogo em três meses, na região da Chapada Diamantatina. O número equivale a aproximadamente 3.500 estádios do Maracanã. Do total, 15 mil hectares atingidos pelas chamas ficam dentro do Parque Nacional, que é uma Área de Preservação Ambiental (APA) que abrange seis municípios. O dado foi divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e corresponde ao período entre 11 de setembro e 4 de dezembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp