Cidades

Coordenador do Centro de Referência LGBT critica fechamento de unidade do estado

Publicado em 28/06/2016, às 12h57   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

Em conversa com o Bocão News, nesta terça-feira (28), no Dia Internacional do Orgulho Gay, o coordenador Centro Municipal de Referência e Atendimento a LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros], Vida Bruno, lamentou que os combates feitos pela comunidade geraram poucas vitórias.
“No aspecto político, nacionalmente, tivemos poucos avanços. Como por exemplo, ainda não foi criminalizado a homofobia. Mas no aspecto jurídico temos conseguido lograr alguns êxitos. Eu vejo que não temos avançado porque a gente precisa refletir sobre os aspectos dos serviços públicos, políticas destinadas ao LGBT”.
Ainda em entrevista, ele lamenta a ausência do estado nas causas LGBT. “O estado tinha uma unidade e soube que fechou. Mas o município adota uma política que dá acesso a serviços que respeitam a cidadania e a diversidade de gênero das pessoas, garantindo seus direitos”.
Vida Bruno lembra que o centro oferece assistências jurídica, psicológica e social, além de capacitação e suporte necessário para esse público. “O primeiro passo já foi dado, que é a acessibilidade de serviço, que têm sido procurados pela comunidade de um modo geral”.
Serviço
Em caso de violência, o Centro orienta a vítima pessoalmente ou por telefone. As denúncias também poderão ser feitas online, por meio do site do Observatório da Discriminação Racial e LGBT, no endereço http://observatorioracialelgbt.salvador.ba.gov.br/denunciar.
O serviço também visa articular os meios que favoreçam a inserção do LGBT no mercado de trabalho, como programas de capacitação para o trabalho e geração de renda, assim como ao retorno à escola, caso seja necessário. O centro pretende, ainda, organizar e manter uma rede de informações básicas, tais como os endereços e nomes dos responsáveis pelos serviços especializados e entidades de apoio e assessoria nos âmbitos municipal e estadual.
O espaço localizado no Rio Vermelho funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp