Acidente

Mulher sofre grave acidente por causa de buraco na Ladeira do Abaeté

Imagem Mulher sofre grave acidente por causa de buraco na Ladeira do Abaeté
Vítima diz que incentivo da prefeitura ao uso das bikes é prematuro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/11/2013, às 06h12   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

No final de outubro a estilista Rose Santana, de 51 anos, caiu de uma bicicleta e sofreu um grave acidente na Ladeira do Abaeté, em Itapuã, por causa de um buraco. Ciclista desde criança, ela aproveitava a distância curta entre sua casa e a Orla da Pituba para se exercitar. Mas foi após se sentir motivada pela prefeitura, que recentemente incentivou o uso da bicicleta em Salvador, que Rose decidiu ir além e começou a pedalar com um grupo noturno, o “Aventura bike”. O que era para ser um lazer se transformou num verdadeiro inferno com vários dentes quebrados e a mandíbula fraturada.
“Eu caí em um buraco e apaguei. Fui atendida pelo Samu e encaminhada para o HGE onde fiquei internada. Agora estou em Aracaju me recuperando de uma cirurgia com um especialista em bucomaxilar”, contou. Emocionada, Rose disse que pedalar em Salvador é difícil e a prefeitura não deveria incentivar o uso antes de oferecer melhores condições nas vias. “Eu fazia trilhas em Sapiranga e Pituaçu. Mas nós não temos segurança, não temos faixa... É perigoso”, alerta aos menos experientes.
Tiago Lago, de 30 anos, é empresário e coordena o grupo. Ele, que pratica o esporte há 18 anos, partilha da opinião de Rose de que a prefeitura foi prematura no incentivo às bikes e completa: “Não tinha como ela desviar, foi culpa do buraco mesmo. Nós temos a preocupação de andar sempre pela direita e no acostamento, onde justamente estava a abertura que a derrubou”, explica.  

Rose fraturou a mandíbula e quebrou alguns dentes

O atendimento do Serviço Móvel de Urgência (Samu) para Rose veio rápido, mas a recuperação e a falta de investimento da prefeitura é o que mais a incomoda. “Não quero me expor na matéria, só quero transmitir minha história para o prefeito. Gostaria que ele realmente desse segurança aos ciclistas, iluminação, policiais e ciclovias”, pede Rose, que pensa em processar a prefeitura.
O Bocão News entrou em contato com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) para saber se foi feita alguma operação tapa-buraco na região e aguarda um retorno ainda para esta manhã. 

Local onde Rose sofreu o acidente

Ecopa
Responsável pela implantação de ciclovias em Salvador, o Escritório Municipal da Copa (Ecopa) de 2014 lamentou o acidente ocorrido com a estilista e ressaltou que tem realizado programas educativos através da mídia, redes sociais e outdoores. O objetivo é orientar os condutores de veículos que mantenham a distância 1,5 m ao ultrapassar o ciclista. No entanto, ao ser questionado se o incentivo às bicicletas foi prematuro tendo em vista a má conservação das vias, o site não obteve resposta. 

Atualmente, o município possui duas ciclofaixas em Salvador, uma no Centro Histórico e outra na Avenida Contorno, próximo ao Quartel dos Fuzileiros Navais; uma ciclofaixa permanente do Largo de Roma/Ribeira; em toda extensão da Orla e em breve entregará a requalificação da ciclofaixa da Alameda da Praia que liga a Rótula do Aeroporto. 

Vale ressaltar, que todas as obras que a prefeitura tem anunciado as ciclofaixas também estão sendo projetadas.

Publicada no dia 06 de novembro de 2013, às 10h49

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp