Política

VÍDEO: "Trabalhador de aplicativo não é microempreendedor", dispara Lula

Foto: Ricardo Stuckert
Lula deu declaração sobre trabalhadores de aplicativo em encontro com centrais sindicais  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 19/01/2023, às 09h42   Cadastrado por Vinícius Dias



Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu uma forte declarçaão em encontro com centrais sindicais na última quarta-feira (18), em Brasília.

No encontro, ele defendeu um sistema de seguridade social que inclua todos os trabalhadores, incluindo os motoristas de aplicativo.

"Um trabalhador de aplicativo percebe que não é microempreendedor quando ele se machuca e não tem nenhum sistema de seguridade social. Nós queremos construir, com todos, uma nova estrutura sindical, com direitos e numa economia diferente dos anos 1980. O mundo do trabalho mudou", afirmou.

De acordo com a Receita, o país possui atualmente 14,7 milhões de MEIs (microempreendedor individual).

Ainda de acordo com Lula, não há nenhuma proposta pronta no começo e o desejo do governo é o de construir uma proposta coletiva.

"Vamos ter que construir juntos, se construirmos juntos, fica mais difícil de desmanchar", afirmou.

Por fim, Lula declarou que há um grupo de trabalho com sete ministérios para instituir uma "política de valorização do salário mínimo". A comissão é composta pelos ministérios do Trabalho e Emprego, Fazenda, Planejamento, Previdência Social; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Secretaria-Geral do Governo e Casa Civil.

O grupo tem 45 dias, contando a partir de hoje, para apresentar uma proposta sobre o assunto. O período pode ser estendido por outros 45 dias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp