Política

VÍDEO: Marina Silva é constrangida em reunião sobre crise na amazônia

Divulgação
A ministra foi cobrada pela conclusão das obras da BR 319  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 06/10/2023, às 10h17


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi ao Amazonas para tratar da seca que atinge o Estado. No entanto, a visita se tornou palco para que ela fosse constrangida por autoridades locais. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Diante da comitiva do governo federal, o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o governador Wilson Lima (UB) cobraram a conclusão das obras da BR 319 e fizeram duras críticas à ministra. O parlamentar postou um vídeo em suas redes sociais com as cobranças. 

Na frente de todos, Aziz chamou Marina de retrógrada e disse que o pensamento de hoje sobre a BR-319 “é o mesmo de 20 anos atrás”. O senador garantiu ainda que preservação ambiental e que é preciso olhar a condição dos moradores da região. 

“Vai morrer peixe (se construir a BR-319)? E os homens? E o povo do Amazonas....Ninguém tem o direito de privar o Amazonas....Deem o jeito de vocês e fiscalizem. Botem o Exército todo lá”, completou. 

O parlamentar foi aplaudido em pelo menos três momentos por quem acompanhava a reunião e ocorreram quando Aziz defendeu de forma mais firme as obras na rodovia e quando criticou diretamente a atuação de Marina. 

Em entrevista coletiva depois da reunião, Marina Silva disse que o projeto da BR-319 é complexo e não atende a todos os requisitos definidos pela área ambiental do governo. “O Ibama não age para facilitar ou dificultar. Ele atende a critérios técnicos com o objetivo principal de preservar o meio ambiente. Cabe ao órgão analisar se concede ou não a licença”, disse

“Eu deixei o governo em 2008. Se a BR fosse fácil de fazer, nesses quinze anos talvez tivesse sido feita...A estrada já tem um trecho que foi aberto. Parte dela possui navegabilidade e outra parte, sobretudo na área florestada, não”, completou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp