Política

VÍDEO: Concessionária da Ponte Salvador-Itaparica inicia sondagem para construção

Divulgação/Concessionária Ponte Salvador-Itaparica
Etapa de sondagem, realizada em terra no município de Vera Cruz, envolveu o uso de uma máquina perfuratriz  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Concessionária Ponte Salvador-Itaparica
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 31/01/2024, às 19h40


FacebookTwitterWhatsApp

A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica deu início, nesta quarta-feira (31), a uma fase crucial para a construção da tão aguardada ponte que ligará Salvador e a Ilha de Itaparica.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A etapa de sondagem, realizada em terra no município de Vera Cruz, envolveu o uso de uma máquina perfuratriz para coletar amostras do solo, essenciais para compreender as características da região e definir a fundação da estrutura. Esta fase em terra incluiu duas perfurações em Vera Cruz e uma em Salvador.

As amostras coletadas serão submetidas a análises detalhadas em laboratório, contribuindo para a definição precisa da fundação da ponte. De acordo com o cronograma estabelecido, a sondagem no mar está prevista para começar em março. 

Essa fase incluirá plataformas em áreas de águas rasas na Baía de Todos-os-Santos, seguidas pela sondagem em águas profundas com o uso de navios de grande porte, acoplados com perfuratrizes para coleta de amostras do solo marinho. A conclusão de todo o processo de sondagem está programada para dezembro de 2024, enquanto os canteiros de obras serão mobilizados no início de 2025.

O investimento total de aproximadamente R$ 9 bilhões resulta de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês composto pela China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC).

Além da ponte de 12,4 km sobre o mar, a maior da América Latina, novos acessos viários serão construídos em Salvador e Vera Cruz. O contrato de concessão, assinado em novembro de 2020, estabelece um período de 35 anos para a construção, operação e manutenção da ponte.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp