Política

Vereadora de Salvador é ofendida em protesto na Câmara de Salvador; deputado presta solidariedade

Domingos Junior / BNews
O caso ocorreu após a Câmara Municipal de Salvador aprovar um reajuste de 4% para os professores. A categoria queria 20%  |   Bnews - Divulgação Domingos Junior / BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 13/06/2023, às 12h16


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora Ireuda Silva (Republicanos) passou por um episódio delicado na tarde da última segunda-feira (12). A edil foi hostilizada por professores que realizavam um protesto em frente à Câmara Municipal de Salvador (CMS).

A manifestação aconteceu depois da aprovação, de forma unanime, do projeto de lei do Executivo que concedeu aos professores da rede municipal de ensino um reajuste de 8% do salário. A categoria pedia uma adequação de 20% e anuciou uma paralisação para esta quarta-feira (14).

Em imagens que circulam nas redes sociais, a vereadora saiu da CMS debaixo de vaias. Também é possível ouvir de “traidora” e “vergonha do povo”.

Ao BNews, a vereadora comentou sobre o seu voto favorável ao projeto. Ireuda disse que votou com responsabilidade para que o poder Executivo municipal tenha condições de respeitar o compromisso firmado.

A edil disse ainda que foi chamada de “vergonha” por alguns dos professores que foram para cima dela. “Estou triste e abatida. Acredito que você se torna ‘vergonha’ quando comete um crime hediondo”, desabafou Ireuda que disse ter sido alvo de ofensas machistas e racistas.

“O que mais me doeu é que a maioria [dos manifestantes] eram negros e eu em meio a maioria de vereadores branco”, afirmou. “O que me entristece é que nossos filhos estão entregues nas mãos dessas pessoas”, finalizou.

O presidente do Republicanos na Bahia, o deputado federal Márcio Marinho, utilizou suas redes sociais na manhã desta terça-feira para "prestar total apoio" à vereadora. "Lembramos que o respeito ao ser humano não deve ser esquecido diante de qualquer luta ou reivindicação", escreveu o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp