Política

Vereador de Cícero Dantas é denunciado por improbidade administrativa

Reprodução / Instagram
O vereador é acusado de ter domínio sobre associação e ter colocado para comanda-la uma laranja pela denúncia  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 05/10/2023, às 17h25 - Atualizado às 17h53



Vereador da cidade de Cícero Dantas, João Guilherme Santana (PDT) foi denunciado ao Ministério Público Federal e Polícia Federal por suspeita de improbidade administrativa.  Ele é acusado de desvio de finalidade de maquinários e caixas d’água oriundas da Codevasf cujo destino é a Associação dos Pequenos Agricultores do Povoado Trindade de Cícero Dantas.

De acordo com a queixa-crime que o BNews teve acesso, o denunciante - prefeito Ricardo Nunes (PP) - revela que Santana está envolvido em “esquema criminoso e ímprobo pelo confessado desvio de maquinário e de inúmeras caixas d´água que deveriam ter destinação exclusiva aos associados da Associação dos Pequenos Agricultores do Povoado Trindade de Cícero Dantas (…)”.

O pedetista é acusado de ter domínio sobre associação e ter colocado para comanda-la  Alexsandro Oliveira Santos, considerado laranja pela denúncia, que sugere tanto ao MPF quanto a PF que tomem o depoimento deste, que demonstrara “total desconhecimento dos fatos que circundam a gestão, guarda e destinação dos bens da Associação”.

A denúncia envolve parentes do vereador João Guilherme no esquema. “Há indícios e materialidade do esquema de crime contra o patrimônio público da União, bem como ato de improbidade administrativa, visto que, aproveitando a pujança agrícola do nordeste do Estado nos últimos anos anos, o representado, e seus familiares/comparsas, para fins unicamente políticos”, diz trecho da notícia-crime.

Maquinário e caixas d’ Agua são conseguidas por meio de emenda parlamentar. Segundo denúncia, Guilherme indicava a deputados a Associação como beneficiária. No entanto, a entidade servia  de fachada para o esquema. 

“Uma vez transferidos os equipamentos e demais bens em favor da Associação, o representado (e seus familiares) se apodera e os utiliza em suas propriedades particulares, bem como escolhe, dentre eleitores do município (não necessariamente associados), os que serão contemplados, por exemplo, pelas caixas d´água da CODEVASF”, revela trecho da denúncia. 


OUTRO LADO 

No primeiro mandato, o vereador João Guilherme (PDT) negou as acusações. Disse não ter sido notificado pelo MPF e PF. Em conversa com o BNews, o pedetista afirmou ter conseguido maquinário e caixas d’água para o distrito de Trindade. Negou, entretanto, que Alexsandro Oliveira seja “laranja” na Associação dos Pequenos Agricultores do Povoado Trindade. “Inclusive, acho que a presidência da associação tem outra pessoa”, disse Guilherme.

As emendas que foram direcionadas para aquisição de tratar e caixa d’água associação foram conseguidas pelo deputado federal Paulo Azi (União Brasil), segundo o vereador Guilherme.

Ainda em sua defesa, o vereador diz que a denúncia é um contra-ataque do prefeito, uma vez  que tem feito denúncias contra o gestor municipal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp