Política

Veja quem são os 27 senadores que tomam posse nesta quarta

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
27 senadores que tomam posse hoje foram eleitos em outubro de 2022 para 8 anos de mandato  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 01/02/2023, às 06h36   Cadastrado por Vinícius Dias



Fim de recesso parlamentar. Nesta quarta-feira (1°) começam os trabalhos no Legislativo, em todo Brasil, a nível federal e estadual. No Congresso, 27 senadores foram eleitos para compor 1/3 da casa em sessão solene marcada para às 15h.

Em seguida, há uma segunda reunião para a eleição do presidente do Senado para o biênio 2023-2024. Depois os senadores realizam uma terceira sessão para eleger os demais integrantes da Mesa Diretora. São as chamadas reuniões preparatórias, que marcam o início da nova legislatura.

Logo depois, eles farão juramentos ao Poder Legislativo. A renovação no Senado ocorre de forma alternada. Em uma eleição são trocados um terço, 27, dos representantes dos estados. Ou seja: elege-se um senador por estado e Distrito Federal.

Quatro anos depois, na eleição seguinte, a renovação é de dois terços, 54, sendo eleitos dois senadores em cada unidade da Federação.

Entre os parlamentares que integrarão a nova legislatura, cinco foram reeleitos (caso do baiano Otto Alencar) e quatro foram escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar ministérios.

Além de Otto, continuarão na Casa os senadores Omar Aziz (PSD), pelo Amazonas, Davi Alcolumbre (União), pelo Amapá, Omar Aziz (PSD), pelo Amazonas, Davi Alcolumbre (União), pelo Amapá.

No caso dos senadores eleitos e nomeados ministros por Lula, estes devem se ausentar das suas funções para tomarem posse. Na sequência, retomam os cargos no Executivo, sem perder o mandato, cedem espaço a seus suplentes.

A lista de ministros é composta por: Camilo Santana (PT), eleito pelo Ceará, foi escolhido para o Ministério da Educação, quem assumirá sua cadeira é a primeira suplente, Augusta Brito (PT); Flávio Dino (PSB), eleito pelo Maranhão, foi escolhido para Ministério da Justiça e Segurança Pública, quem assumirá sua cadeira será Ana Paula Lobato (PSB).

Renan Filho (MDB), eleito por Alagoas, foi escolhido para o Ministério dos Transportes, seu acento ficará com o suplente Fernando Farias (MDB); Wellington Dias (PT), eleito pelo Piauí, ficou com o ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, sua suplente será Jussara Lima (PSD).

Confira a lista de posse completa:

ALAGOAS: Renan Filho (MDB)
AMAZONAS: Omar Aziz (PSD)
AMAPÁ: Davi Alocumbre (União Brasil)
BAHIA: Otto Alencar (PSD)
CEARÁ: Camilo Santana (PT)
DISTRITO FEDERAL: Damares Alves (Republicanos)
ESPÍRITO SANTO: Magno Malta (PL)
GOIÁS: Wilder Morais (PL)
MARANHÃO: Flávio Dino (PSB)
MINAS GERAIS: Cleitinho (Republicanos)
Mato Grosso do Sul: Tereza Cristina (PP)
Mato Grosso: Wellington Fagundes (PL)
Pará: Beto Fato (PT)
Paraíba: Efraim Filho (União Brasil)
Pernambuco: Teresa Leitão (PT)
Piauí: Wellignton Dias (PT)
Paraná: Sergio Moro (União Brasil)
Rio de Janeiro: Romário (PL)
Rio Grande do Norte: Rogério Marinho(PL)
Rondônia: Jaime Bagattoli (PL)
Roraima: Hiran Gonçalves (PP)
Rio Grande do Sul: Hamilton Mourão (Republicanos)
Santa Catarina: Jorge Seif (PL)
Sergipe: Laércio (PP)
São Paulo: Marcos Pontes (PL)
Tocantins: Dorinha (União Brasil)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp