Política

TRABALHO AOS FERIADOS? Governo editará portaria até o início de fevereiro

José Cruz / Agência Brasil
Governo deve dispensar apenas setores considerados essenciais de acordo prévio com sindicatos  |   Bnews - Divulgação José Cruz / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 25/01/2024, às 07h12 - Atualizado às 07h15


FacebookTwitterWhatsApp

O governo federal, por meio do ministério do Trabalho, comandado por Luiz Marinho, vai editar uma nova portaria que definirá aspectos relativos ao 'trabalho nos feriados'. De acordo com o ministro, o novo texto definirá os setores considerados essenciais e que serão excluídos da necessidade de de acordo com sindicato para trabalho aos feriados. Essa lista de setores ainda não foi definida, mas dois deles já despontam como áreas presentes: a farmácia e os postos de gasolina.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Há uma expectativa para que essa portaria seja editada até a próxima segunda-feira (5), possuindo uma vigência imediata. Segundo o ministro todo o texto foi ajustado e ainda passa por alterações.

Fizemos o ajuste em todo o texto da portaria, que será republicado. Há uma bancada de relatores alterando o texto, que não será apresentada hoje a versão final. A portaria anterior teve o único objetivo de provocar essa conversa nacional, com uma mesa permanente para discutir o tema, inclusive daqui para frente", destacou Marinho.

Marinho também lembrou que toda a decisão para este fim ocorreu após várias negociaçõpes com sindicatos de trabalhadores e patronais. Além disso, a nova poderia busca dar mais segurança jurídica.

Crítica à Bolsonaro

O ministro ainda criticou a gestão do governo Bolsonaro (PL). Para ele, o governo era um 'agressor da lei'. "A portaria do governo anterior agredia o que dizia a lei. A lei diz que fins de semana pode trabalhar, mas feriados precisa de negociação", pontuou o ministro.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (24):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp