Serviços

Após matéria revelando situação precária em praia, Marcelo Abreu abre o verbo

Imagem Após matéria revelando situação precária em praia, Marcelo Abreu abre o verbo
Secretário da Sesp fala de segurança, limpeza e iluminação pública   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/12/2012, às 06h19   Terena Cardoso (Twitter: @Terena_Cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

O Bocão News perguntou e ele respondeu. Após última matéria publicada no domingo (02) sobre a situação precária da praia de Piatã, nas proximidades da Bali Beach, o secretário Marcelo Abreu, titular da pasta de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), falou sobre como a cidade está sendo cuidada para o verão de 2012/2013.

Sobre o acúmulo de vendedores ambulantes, apontados por populares como, eventualmente, incômodos, Marcelo Abreu reconhece que há um excesso de vendedores irregulares e culpa a seca que assola o Nordeste. “Salvador tem sofrido imigração por conta da seca e muitas pessoas têm vindo matar a fome aqui, na cidade, aumentando o número de vendedores ambulantes. Nós temos trabalhado intensamente nisso, mas não podemos esquecer os problemas econômicos do país e a situação de desemprego”, explica.

Ainda sobre os ambulantes, o secretário revela que grandes empresários contratam pessoas para revender produtos irregulares. “Isso acontece muito com os CDs piratas, por exemplo, que temos tentado evitar a revenda, porque é algo contra a Lei”, diz. Marcelo Abreu espera ainda que o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), dê continuidade aos trabalhos da Sesp. “Eu espero que ele continue com os cadastramentos que já fazemos e inicie um levantamento social de quem são essas pessoas para que possa tomar pé da situação. Peço ainda a ajuda da população, que culturalmente gosta de comprar produtos com os vendedores ambulantes”, aconselha.

Ainda na matéria sobre a praia de Piatã, a reportagem notou certo acúmulo de lixo na região. Perguntado se a coleta nas praias, muito procuradas pelos turistas no verão, está em dias, ele foi enfático: “Sim. Nesses momentos, principalmente de dezembro a fevereiro, nós reforçamos a limpeza na orla de Salvador. Ontem mesmo eu estava no porto da Barra e percebi pelo menos duas mil pessoas no período da noite e só naquela extensão, que é de 200 metros, havia cinco garis trabalhando. Nós exigimos rigorosamente de nossas empresas terceirizadas que a cidade esteja limpa e esperamos o cumprimento do contrato acordado”, afirma. No entanto, questionado do porque de, ainda assim, haver registros de lixo espalhados nas ruas, o secretário tenta explicar. “Acontece que a população não respeita o horário da coleta. Vi uma matéria outro dia que após um carro recolher o lixo de uma rua, minutos depois ela já estava toda suja. O ideal é que as pessoas também nos ajudem nesse sentido”, pede o secretário, que recomenda o site da Limpurb e o número de telefone 156, para a população se informar sobre o horário da coleta.




E falando de pessoas na rua no período da noite, como exemplificou Marcelo Abreu, pesquisas realizadas pela prefeitura de Salvador revelam que o soteropolitano está satisfeito com a iluminação pública. “Nós sabemos que 75% estão satisfeitos, mas isso não esmorece a gente. Queremos trabalhar mais esse aspecto”, assegura o secretário, que garante também a guarda municipal atuante no período do verão. “Nós temos atualmente 1.303 guardas. Sabemos que o número não contempla toda a cidade, mas eles estão atuantes nas áreas que são mais usufruídas pela população no período de verão, como as praias”, finaliza o secretário da Sesp, Marcelo Abreu.

Insatisfação

Ainda durante entrevista, o secretário da Sesp, Marcelo Abreu, nega rumores de que a secretaria a qual ocupa esteja com dificuldades para cumprir serviços básicos em Salvador. “Não há redução de frota ou outro empecilho do tipo. As empresas que trabalham conosco têm em mente o conceito de cidade limpa”, afirma.

No entanto, o que se pode perceber, é que Salvador abriga uma população insatisfeita, principalmente no que diz respeito a limpeza da cidade.

Matérias relacionadas:

População se revolta com falha na coleta de lixo na cidade baixa

População faz manifestação na Estrada do Coco

Incêndio que começou em lixo atinge residência

Bares que colocam mesas em passeios públicos serão fiscalizados

Vândalos furtam cabos de iluminação nos bairros de Salvador


Publicada no dia 03 de dezembro de 2012, às 11h19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp