Política

Secretária da Saúde fala sobre a atuação da Bahia na tragédia do Rio Grande do Sul

BNews
Roberta Santana explicou de que maneira a pasta tem contribuído com a recuperação dos gaúchos  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 13/05/2024, às 22h20   Douglas Santana e Melissa Lima



A Secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, esteve presente no evento de aniversário do Hospital Mater Dei, que tem parceria com a gestão estadual. Na oportunidade, a chefe da pasta falou sobre a importância e os próximos passos dessa união.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

"A gente está estreitando o relacionamento com a Mater Dei na perspectiva de contribuir com o Sistema Único de Saúde, com serviço de radioterapia. Isso já foi submetido ao Conselho de Administração da Mater Dei que possivelmente, nos próximos dias, estará possibilitando de que os pacientes de radioterapia sejam atendidos também na rede, numa parceria que está sendo feita por credenciamento com a Secretaria de Saúde do Estado", contou Roberta em entrevista ao BNews.

Na oportunidade, ela também falou sobre a recente inauguração do Hospital Costa das Baleias, no extremo sul do estado, e sobre os próximos passos da saúde fora da capital baiana. 

"Importante a entrega que nós fizemos nos extremo sul, investimento de 200 milhões do governo do estado lá em Teixeira de Freitas; São 216 leitos, 7 salas cirúrgicas, todo equipamento de imagens, serviço de hemodinâmica, primeira UTI pediátrica da macrorregião do extremo sul. São 10 leitos de UTI pediátrica, 30 leitos de UTI geral, então a gente consegue fazer uma importante entrega".

"E tem mais: estamos trabalhando forte agora em Juazeiro, vamos duplicar a capacidade do Hospital Regional, já está em obra e a gente deve entregar em junho, então não para aí", completou a secretária. 

Por fim, Roberta falou sobre a tragédia que acontece no sul do país e detalhou de que maneira a pasta da saúde baiana tem contribuído para amenizar os efeitos que as enchentes provocaram.

"O governador Jerônimo prontamente movimentou toda estrutura do estado, desde o o corpo de bombeiros até a própria Secretaria de Saúde. Rapidamente nós enviamos, temos técnicos da saúde lá, tem médico veterinário, médico especialista em situações de desastres, sanitaristas, enfermeiros especializados, tudo pra que a gente possa contribuir com esse momento. [...] O que precisamos fazer agora é uma corrente de união, de amor e solidariedade e a Bahia faz parte dessa corrente. A gente está trabalhando firme pra que a gente possa minimizar os impactos", completou a secretária.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp